DXC Code Challenge desafia jovens a criar videojogos com impacto social

2026-01-26

A DXC Technology lançou a 6.ª edição do DXC Code Challenge, uma iniciativa que desafia crianças e jovens portugueses dos 7 aos 15 anos a criarem videojogos, aproximando-os da programação e das áreas STEM, enquanto promove a ligação entre gerações. As inscrições já estão abertas e os projetos podem ser submetidos até 15 de abril de 2026.
O concurso, que utiliza as tecnologias Scratch e MakeCode Arcade, pretende despertar o interesse pela ciência e pela tecnologia de forma prática, criativa e colaborativa. Este ano, o desafio assume uma dimensão social reforçada, sob o tema "Conectando Gerações, Codificando Emoções", incentivando os participantes a desenvolverem jogos que valorizem o diálogo, a empatia e a partilha de experiências entre mais novos e mais velhos.
Segundo a DXC, a iniciativa procura sensibilizar os jovens para a importância de preservar a ligação intergeracional num mundo cada vez mais digital. A empresa sublinha que a tecnologia pode ser uma ponte entre o passado e o futuro, contribuindo para combater problemas como o isolamento social dos mais velhos, em linha com recomendações da Organização Mundial da Saúde.
"Acreditamos que a tecnologia deve ser usada para criar impacto positivo. Este ano, o DXC Code Challenge aposta na proximidade entre gerações, despertando o interesse pela programação, mas também cultivando valores como o respeito e a colaboração", afirma Carlota Guedes Figueiredo, Marketing & Communication Director da DXC em Portugal.
O DXC Code Challenge está aberto a todos os jovens estudantes, podendo a participação ser feita individualmente ou em equipas de dois elementos, incluindo irmãos ou amigos, não se limitando ao contexto escolar. Existem três categorias a concurso: Kids - 7 aos 9 anos (1.º ciclo); Júnior - 10 aos 11 anos (2.º ciclo); e Sénior - 12 aos 15 anos (3.º ciclo).
Nos desafios Kids e Júnior, os participantes deverão criar um jogo bidimensional interativo em Scratch 3.0. Já na categoria Sénior, os projetos, desenvolvidos em MakeCode Arcade, deverão assumir a forma de jogos de plataformas 2D, com múltiplos cenários e pelo menos três personagens.
A avaliação dos projetos decorrerá nas semanas seguintes ao fecho das candidaturas, estando a revelação dos vencedores marcada para 30 de maio, numa cerimónia presencial em Lisboa.
A iniciativa conta novamente com o apoio da Happy Code, que reforça a dimensão educativa do projeto. Para Pedro Teixeira, cofundador da entidade, o DXC Code Challenge "afirmou-se como uma das principais iniciativas nacionais de introdução de crianças e jovens à tecnologia com consciência social, através da criação de jogos".
Mais informações sobre o concurso e o processo de inscrição estão disponíveis em dxccodechallenge.pt.


2026-03-11 | Breves do Sector

De acordo com Partner Matrix Portugal – fevereiro de 2026


2026-03-05 | Breves do Sector

Luís Correia vai reforçar capacidade da empresa


2026-03-05 | Breves do Sector

Para modernizar gestão financeira


2026-03-05 | Breves do Sector

Para Plataformas de Inteligência de Decisão


2026-03-05 | Breves do Sector

Tecnologia suporta processo de comunicação entre parceiros


2026-03-05 | Breves do Sector

Há novas funcionalidades e modalidades desportivas