A DXC Technology continua a despertar o interesse e a paixão dos jovens dos 2º e 3º Ciclos, entre os 10 e os 15 anos para o mundo da programação. Assim, iniciou mais uma edição do concurso DXC Code Challenge, iniciativa que pretende aproximar estudantes portugueses da tecnologia e da ciência de forma divertida e colaborativa.
"A tecnologia está a evoluir a um ritmo vertiginoso tornando-se cada vez mais parte essencial da grande maioria dos perfis profissionais. A DXC está consciente do papel ativo que deve ter na sociedade, querendo desde cedo transpor os valores em que trabalha para os jovens, assim como promover o uso das TIC de forma responsável e educativa. Este é, pois, um dos propósitos do Concurso DXC Code Challenge, que os jovens possam abordar a ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM) de uma forma atrativa, divertida e fácil de desenvolver" afirma Carlota Guedes Figueiredo, Marketing & Communication Specialist da DXC em Portugal.
O DXC Code Challenge é um concurso de programação Scratch, aberto a qualquer jovem estudante e que vai colocar a sua imaginação e habilidades à prova. A iniciativa tem o selo INCoDe.2030. Combinando tecnologia e valores numa única iniciativa para fazer a diferença, desafia os jovens a criarem o seu Esquadrão Energético, dando asas à sua imaginação. Os desafios inserem-se na temática da energia: de que forma enfrentariam um inverno gelado numa cabana ou floresta? Conseguem pensar em alguma ideia para combater a crise energética com a ajuda da energia geotérmica?
Neste concurso, cada grupo de jovens terá de criar um videojogo de aventuras, existindo para tal duas categorias: Júnior, 2º ciclo dos 10 aos 11 anos, e Sénior, 3º ciclo dos 12 aos 15.
A iniciativa não se destina apenas a contextos escolares, podendo as crianças concorrer a título individual ou formar grupos de dois com os irmãos ou amigos.
As inscrições estão abertas, pelo que no decorrer dos próximos meses os jovens devem elaborar o seu projeto, com o envio do mesmo a ser feito até ao dia 19 de maio de 2023. Segue-se a avaliação dos mesmos sendo que a revelação dos vencedores terá lugar na segunda quinzena de junho.
No Desafio Júnior, recorrendo ao Scratch e em pares, os participantes deverão desenhar um jogo de plataformas em 2D. No desafio Sénior, recorrendo ao Scratch e em pares, os participantes deverão desenhar um jogo de plataformas tridimensional (3D), criando múltiplos cenários e incluindo um adversário no ambiente de jogo.
Toda a informação está disponível no website https://dxccodechallenge.pt/.
Do top dos “Melhores Empresas para Trabalhar em Tecnologia em Portugal”