A DXC Technology já tem os vencedores da 5ª edição do DXC Code Challenge, iniciativa projetada para despertar a curiosidade pela ciência e tecnologia entre os estudantes dos 7 aos 15 anos, através de um concurso de programação divertido e colaborativo. Foram avaliados 313 projetos de mais de 600 crianças e jovens de mais de 70 estabelecimentos de ensino em Portugal
Neste concurso de programação nas tecnologias Scratch e MakeCode Arcade, cada dupla de jovens aceitou o desafio de colocar a sua imaginação e habilidades à prova para criar um videojogo de aventuras com o tema "Combate ao Desperdício Alimentar".
Através da programação e da criatividade, os participantes desenvolveram jogos que sensibilizam para a importância de reduzir o desperdício de comida, promovendo hábitos sustentáveis e soluções inovadoras. Seja resgatando alimentos antes que se estraguem, distribuindo refeições de forma justa ou educando os jogadores sobre boas práticas alimentares, cada jogo é uma aventura com impacto real no mundo.
Na categoria Kids, dos 7 aos 9 anos, sagrou-se vencedora a equipa Miners, da autoria do Henrique Cardoso e Pedro Azevedo, alunos da Escola Básica da Constituição e Grande Colégio Universal, respetivamente. Já na categoria Júnior, dos 10 aos 11 anos, o vencedor foi o jogo da equipa PixelLab Games, da autoria dos alunos Tomás Carvalho e Tomás Pereira ambos alunos da Happy code - Cascais. Na categoria Sénior, dos 12 aos 15, e codificado na tecnologia MakeCode Arcade, foi eleito o jogo da equipa Waste Warriors, composta pelas alunas Sophie Chiorescu e Enerel Naranchimeg da Oeiras International School.
Esta edição do concurso DXC Code Challenge recebeu e avaliou 313 projetos de videojogos de mais de 600 crianças e 71 estabelecimentos de ensino em todo o país, tendo contado para isso com o apoio da Happy Code. Ano após ano, este concurso tem vindo a crescer, alcançando cada vez mais crianças e consolidando-se como uma das maiores iniciativas a nível nacional. A ambição é a de continuar a despertar nos mais jovens o interesse pelas tecnologias e inspirá-los a explorar o futuro.
Um dos grandes destaques da edição deste ano foi o inovador processo formativo desenvolvido especialmente para os participantes mais jovens. Através de um programa de mentoria cuidadosamente estruturado, foram promovidas sessões práticas de trainings que asseguraram às crianças o acesso a conhecimento técnico, informação essencial e suporte contínuo nas áreas STEM, reforçando o compromisso com uma aprendizagem inclusiva, dinâmica e de excelência.
"Numa edição do concurso onde, quisemos desde o início, fazer uma aposta na componente pedagógica e social, muito nos satisfaz os resultados alcançados. O tema deste ano, o desperdício alimentar, serviu de ponto de partida para projetos especialmente criativos e conscientes, que revelaram o entusiasmo e o empenho dos participantes. Através desta iniciativa de programação, conseguimos estimular a imaginação das crianças e desenvolver as suas capacidades de pensamento, sempre de forma envolvente e divertida, característica que define o espírito do concurso e os valores com os quais trabalhamos na DXC", afirma Carlota Guedes Figueiredo, Marketing & Communication Director da DXC em Portugal
A DXC Technology e a Happy Code reforçam a parceria estabelecida, continuando a acreditar na expansão e alcance da iniciativa DXC Code Challenge estando já a preparar a próxima edição da iniciativa.