EDP e Vodafone testam a primeira barragem com 5G

2024-04-11

A barragem da EDP em Castelo do Bode foi escolhida para lançar um projeto pioneiro: é a primeira barragem em Portugal dotada com tecnologia 5G, a mais recente geração de comunicações móveis. Através de um 5G Living Lab, promovido em parceria com a Vodafone, foi criado um verdadeiro laboratório vivo para testar a nova tecnologia e o seu potencial em ambiente industrial e em diferentes situações dentro do espaço restrito de uma barragem. 
Considerado um dos mais importantes centros de produção de energia hidroelétrica no país, Castelo do Bode será equipado com conectividade total, envolvendo a central, a albufeira e ambiente exterior em redor de toda a instalação. Além de reforçar a cobertura e velocidade das ligações móveis, o 5G tem potencial para impulsionar uma série de novas tecnologias, incluindo realidade virtual e aumentada, ferramentas inteligentes, internet of things/everything, edge computing, automação industrial sustentável, entre muitas outras aplicações.
Os sistemas e dispositivos que já usem e possam beneficiar de tecnologias de comunicação fazem parte deste projeto-piloto, desde drones e câmaras de vídeo até sensores e óculos de realidade virtual. No terreno, por exemplo, a realidade aumentada pode ajudar em tarefas de manutenção e assistência remota; drones podem capturar e analisar imagens em tempo real, detetando anomalias ou intrusões mais rapidamente; há rondas de verificação que podem ser asseguradas por robots; e até a segurança dos trabalhadores, quando se encontram em zonas onde a cobertura de comunicações é mais condicionada, sai reforçada com a nova tecnologia.
Estas são apenas algumas das situações testadas no ambiente da barragem em contexto real. A transformação digital sobre conetividade 5G irá reforçar a eficiência operacional e a segurança das centrais, mas também abre caminho para a introdução de inovações tecnológicas que podem transformar a gestão e a manutenção destas infraestruturas críticas para a produção de energia no país.
Através deste Living Lab 5G, EDP e Vodafone procuram assim desafiar soluções tecnológicas mais datadas e oferecer a oportunidade de alargar as opções de utilização em contexto digital, tornando os processos mais eficientes, seguros e fiáveis. 
"A tecnologia 5G representa um marco na vida e na gestão desta barragem, transformando-a num laboratório vivo de inovação. Ao garantir conectividade total e tecnologias emergentes, estamos a reforçar a eficiência operacional e a segurança e também a abrir caminho para uma nova era de inovação no setor da energia, em parceria com a Vodafone e com o apoio da Deloitte. Este projeto pioneiro em Castelo do Bode vem assim reforçar o nosso compromisso com a transição energética e a liderança da EDP na adoção de soluções tecnológicas e digitais que promovem e aceleram a sustentabilidade e o progresso", diz em comunicado oana Freitas, administradora da EDP Geração.
Para Henrique Fonseca, administrador da Unidade de Negócios Empresariais da Vodafone Portugal, "esta parceria reforça a relação sólida da Vodafone com a EDP e cria mais-valias consideráveis para as duas partes através de um desígnio comum, a inovação, e de uma tecnologia disruptiva, o 5G. Damos assim um passo firme no setor estratégico da energia e ajudamos a acelerar a transição digital e verde do país. Com um contributo que vai para lá da nossa conectividade de excelência, seremos parte ativa neste laboratório vivo de 5G, para testar e lançar soluções pioneiras, eficientes e com elevado potencial de expansão".
Com o 5G Living Lab em Castelo do Bode, a EDP pretende não apenas reforçar o ecossistema de inovação aberto a todo o grupo, mas também criar uma montra de soluções tecnológicas e digitais que promovam e acelerem a transição energética que está a liderar. O potencial desta tecnologia poderá depois ser alargado a ouras centrais e empresas do grupo EDP. O projeto representa assim um marco significativo na transformação digital do setor da energia, impulsionando uma nova era de inovação e sucesso para EDP e Vodafone.
 


2024-05-22 | Breves do Sector

Para avançar ecossistemas de dados e IA abertos e confiáveis


2024-05-22 | Breves do Sector

Fundo Zegona nomeia novo responsável para o projeto


2024-05-22 | Breves do Sector

Em todos os sistemas de transportes públicos


2024-05-22 | Breves do Sector

Para alargar opções de escolha aos seus clientes


2024-05-22 | Breves do Sector

A um total de 92 países, incluindo Portugal


2024-05-09 | Breves do Sector

Para reforçar conveniência dos serviços