Ericsson lança Intelligent Automation Platform

2021-11-24 A Ericsson acaba de lançar a sua Plataforma de Automação Inteligente, um serviço de gestão de serviços e instrumentalização que permite a automação inteligente de qualquer rede móvel. Ajudará os fornecedores de serviços de comunicações a otimizar o desempenho da rede, a permitir a eficiência operacional e a proporcionar uma experiência melhorada ao cliente.
Com base nas ofertas existentes, incluindo o portefólio de RAN na cloud e Núcleo de 5G de modo dual nativo na cloud, a empresa está a acrescentar a Plataforma de Automação Inteligente e um conjunto de rApps, que constituem o próximo passo natural para construir as redes do futuro. A solução facilita a inteligência artificial (IA) e a automação, melhorando o desempenho da rede, a eficiência operacional e a experiência do cliente, no sentido de ajudar a criar redes mais inteligentes.
A solução nativa da cloud vai funcionar em novas redes 4G e 5G, como nas já existentes, e dará apoio a diversos fornecedores e tecnologias RAN, incluindo RAN concebida para o efeito e Open RAN. O que proporcionará uma melhor opção de escolha para os fornecedores de serviços de comunicação, à medida que desenvolvem as respetivas redes. O investimento da Ericsson nesta plataforma reflete os contributos da empresa para o desenvolvimento no setor de tecnologias de Open RAN.
A Plataforma de Automação Inteligente da Ericsson automatiza a RAN utilizando a IA e as rApps com funcionalidades distintas. Com um funcionamento idêntico ao de um sistema operativo que automatiza operações e recursos e identifica melhorias a implementar em toda a rede, esta plataforma inclui um controlador inteligente de RAN não-imediato (CIR não-imediato) compatível com as rApps.
A plataforma oferece suporte à inovação do ecossistema, permitindo que os programadores de software criem produtos por meio de um kit de ferramentas de desenvolvimento de software. Será disponibilizado na plataforma, em quatro domínios, um conjunto de rApps da Ericsson com características comprovadas: implementação automatizada eficiente, reparação da rede, evolução da rede e otimização da rede. O conjunto continuará a crescer em colaboração com os clientes.
"Adotamos o princípio de abertura e a evolução para arquiteturas de rede aberta. Tendo como ponto de partida a nossa oferta de RAN na cloud, estamos a dar mais um grande passo no sentido da criação da rede do futuro digital com o lançamento da Plataforma de Automação Inteligente da Ericsson, que essencialmente possibilita redes móveis mais inteligentes. Aguardamos com expetativa poder fornecer aos nossos clientes uma plataforma aberta que possibilite a eficiência operacional, melhore a experiência do cliente e motive a inovação de serviços. Estou satisfeito por conhecer as reações dos nossos clientes que já estão confiantes em relação ao novo produto e é com expetativa que encaramos o desenvolvimento futuro e a inovação", diz Jan Karlsson, Vice-presidente Sénior e Chefe dos Serviços Digitais da Área Comercial da Ericsson.


2022-01-20 | Breves do Sector

Oradores do líder de analítica avançada vão marcar presença no evento


2022-01-19 | Breves do Sector

Permitindo capacidade de responder a mudanças repentinas de mercado


2022-01-19 | Breves do Sector

Para estimular e reconhecer este movimento


2022-01-18 | Breves do Sector

Sérgio Silvestre é o responsável pela Claranet Labs


2022-01-18 | Breves do Sector

Operador garante que alargou liderança na nova geração móvel


2022-01-14 | Breves do Sector

Atingindo pontuação máxima em vários parâmetros