Feedzai usa IA generativa para detetar fraudes no WhatsApp, SMS e email

2025-03-13

A tecnológica portuguesa Feedzai está a usar IA generativa para identificar tentativas de fraudes recebidas pelos consumidores, nomeadamente através de WhatsApp, SMS ou email. A solução, denominada ScamAlert, foi desenvolvido pelos investigadores do laboratório de inovação da Feedzai Research, e foi anunciada em Las Vegas, no 
âmbito da conferência sobre IA HumanX.
Esta é a primeira ferramenta da empresa especializada na utilização de IA para deteção e prevenção de fraudes financeiras com base em IA generativa. A tecnologia está a ser usada por criminosos para enganar consumidores e levá-los a validar transações fraudulentas, pelo que a solução ajuda as pessoas a serem mais proativas e a ganharem consciência dos sinais a que devem estar atentas.
Os bancos são os principais interessados neste tipo de ferramentas e é com eles que a Feedzai já está em conversações, para integrarem o ScamAlert nos processos de pagamento. Reino Unido e Estados Unidos são os principais mercados-alvo, mas a também está a falar com bancos portugueses e brasileiros.
Com a proliferação de esquemas fraudulentos cada vez mais sofisticados, em que é difícil para a pessoa perceber que está a ser enganada, as instituições financeiras procuram mitigar riscos e a sua exposição, já que em muitas ocasiões podem ser chamadas a devolver o dinheiro à vítima.
"É uma ferramenta que ajuda a detetar se os utilizadores estiverem a ser alvos de potenciais fraudes", refere o diretor de investigação IA da Feedzai, Hugo Ferreira. Que exemplifica com as "mensagens que recebemos no WhatsApp a pedir para fazer um pagamento rapidamente, se calhar fingindo que é um familiar ou um amigo, com detalhes. Ou então uma pessoa está a tentar comprar uma coisa numa loja em segunda mão online e aquilo é um bocadinho suspeito, não é certo se é legítimo ou não". O consumidor pode fazer uma captura de ecrã do email, da mensagem ou do anúncio online e a ferramenta vai identificar características que estão (ou não) ligadas a fraudes. Embora o ScamAlert não classifique as transações como 100% fraude, apresenta os aspetos duvidosos para alertar o consumidor.
A Feedzai, que alcançou o estatuto de unicórnio em 2021 (mais de mil milhões de dólares de valor) é a principal patrocinadora da conferência HumanX, cuja primeira edição decorreu em Las Vegas, até quinta-feira, 13 de março.
 


2025-04-24 | Breves do Sector

Apoiados pela colaboração com a NVIDIA e outros parceiros


2025-04-23 | Breves do Sector

Garantindo infraestrutura preparada para o futuro


2025-04-23 | Breves do Sector

Investor Relations and Governance Awards


2025-04-23 | Breves do Sector

De acordo com dados do regulador do país vizinho


2025-04-23 | Breves do Sector

Clientes passam a ter acesso gratuito ao Perplexity Pro por um ano


2025-04-16 | Breves do Sector

Brasil será o primeiro mercado a beneficiar da colaboração


2025-04-16 | Breves do Sector

Para distinguir os melhores projetos ao serviço da sociedade


2025-04-16 | Breves do Sector

Na 78ª posição no ranking Corporate Startup Activity Index 2025


2025-04-16 | Breves do Sector

Com formação gratuita em Marketing Digital e IA para universitários


2025-04-16 | Breves do Sector

É o primeiro operador a disponibilizar oferta no mercado nacional