Fundo de inovação dos CTT investe em startup portuguesa de distribuição de seguros

2022-11-24

O fundo de investimento TechTree, lançado pelos CTT para apoiar atividades de inovação nas pequenas e médias empresas e start-«ups, participou na ronda de financiamento da Habit Insurtech, uma startup baseada em Portugal que oferece uma solução inovadora e unificada na área dos seguros.

 

Este investimento onde o fundo dos CTT participou, através da sua gestora, a Iberis Capital, contou com mais três participantes e angariou 5,2 milhões de euros para promover a aceleração global desta startup, expandindo a sua capacidade e mantendo o crescimento na Europa e na América Latina.

 

A operação permitirá também reforçar a capacidade regulatória para explorar grandes negócios mundiais. O foco será o recrutamento de talento técnico, marketing e desenvolvimento de negócios para aumentar as vendas e acelerar o já rápido processo de integração do cliente.

 

Para os CTT, esta aposta reforça a proximidade ao ecossistema nacional de start-ups, em áreas onde o Grupo CTT opera. Esta é a terceira start-up em que o fundo TechTree aposta, depois de ter este ano investido na Kit-AR, na área de realidade aumentada (augmented work) para a produção industrial e na Sensefinity, na área da sensorização logística. A operacionalização e acompanhamento deste investimento e dos que surgirem no futuro será realizada pelo programa de interação com start-ups dos CTT, o 1520 StartuProgram. 

A Habit é a única plataforma com uma interface de programação de aplicações (API) de distribuição de seguros unificada e, uma tecnologia de orquestração que, independentemente da seguradora e do produto de seguro, fornece aos parceiros de distribuição controle total sobre o ciclo de vida da apólice, bem como reduz os esforços de IT, permitindo um rápido go-to-market. Bancos globais de crédito ao consumo representam também um setor que está em significativa expansão na Habit, dada a sua rapidez e capacidade de customização das jornadas de venda, assim como a automatização da gestão de sinistros e respetiva notificação aos sistemas dos bancos. 

 

O Fundo TechTree, com dotação de 5 milhões de euros, visa investir em startups (seed, series A e growth) e pequenas e médias empresas, privilegiando a atuação em setores alinhados com as prioridades de atuação dos CTT, nomeadamente e-commerce, operações & logística, comunicações, fintech, retalho, publicidade e sustentabilidade. Está também prevista a possibilidade de coinvestimento, com a abertura para eventuais parcerias com redes de investidores, para promoção de partilha de oportunidades de investimento.

 

O programa 1520 StartuProgram desenvolve e apoia startups nacionais e contribui em simultâneo para o desenvolvimento do seu próprio ecossistema. O programa de interação com start-ups visa abrir as portas dos CTT ao respetivo ecossistema, procurando projetos que se enquadrem no nosso negócio, potenciando áreas de colaboração conjunta e com os benefícios recíprocos que daí advêm. Desde a sua criação, o programa já mapeou mais de 1800 empresas, contando com 29 projetos atualmente em curso: 12 em parcerias comerciais, 17 em projetos de co-criação (4 em piloto técnico e 13 em produção), 1 aquisição e 3 investimentos via Techtree, a KIT-AR, a Sensefinity e agora a Habit.

 

O Fundo TechTree é integralmente financiado pelo grupo e a sua gestão foi confiada à Iberis Capital, que apresenta um curriculum sólido em gestão de fundos de investimento e com espectro de empresas diversificado, de startups a PME.

 


2023-01-26 | Breves do Sector

Minsait implementa tecnologia inovadora na TRATAVE


2023-01-26 | Breves do Sector

Do top dos “Melhores Empresas para Trabalhar em Tecnologia em Portugal”


2023-01-25 | Breves do Sector

De acordo com Melhor do Teste – Internet Móvel da DECO PROTESTE


2023-01-19 | Breves do Sector

Iniciativa da Microsoft decorre já a 25 e 26 de janeiro


2023-01-19 | Breves do Sector

Popular serviço da HP é cada vez mais sustentável


2023-01-17 | Breves do Sector

Para identificar talentos femininos com potencial de liderança


2023-01-17 | Breves do Sector

Com novo ponto de ligação na Barcelona Cable Landing Station


2023-01-17 | Breves do Sector

Confirmando estratégia em advanced delivery, accounts and alliances