A Google anunciou o lançamento de um "modo de inteligência artificial" no seu motor de busca. Trata-se de um separador, como o das imagens ou das notícias, que é um 'chatbot', numa opção que é ainda uma "uma experiência preliminar" para os subscritores do Google One AI Premium, que pode responder a questões mais complexas.
De acordo com um comunicado da tecnológica, pode-se "perguntar qualquer coisa que tenha em mente e obter uma resposta útil com tecnologia de IA, além da possibilidade de ir mais longe com perguntas complementares e links úteis da web". Esta é uma nova ferramenta que visa competir com o Perplexity ou o ChatGPT Search, que oferecem sistemas de pesquisa semelhantes com IA.
"Como acontece com qualquer produto de IA em fase inicial, nem sempre acertamos. Por exemplo, embora o nosso objetivo seja que as respostas de IA no Inquérito apresentem informação com base no que está disponível na web, é possível que algumas respostas possam, involuntariamente, assumir uma personalidade ou refletir uma opinião específica", alerta a Google.
Outra ferramenta de IA que a Google passou a oferecer no seu motor de busca é o AI Overviews, uma funcionalidade que oferece um resumo gerado por IA. Esta vai começar a utilizar o Gemini 2.0, a sua IA mais poderosa, nos Estados Unidos.
Carbon Disclosure Project Sustainability Measurement and Management System