Google lança webinar do Atelier Digital para mulheres

2021-05-07 No dia em que o Porto recebe a Cimeira Social, organizada pela Presidência Portuguesa da União Europeia, para enfrentar os desafios do presente e do futuro sem deixar ninguém para trás, a Google anunciou 10 sessões do #IamRemarkable até o fim do ano em Portugal, reforçando o compromisso de uma transição digital inclusiva.
O #IamRemarkable é uma iniciativa para "empoderar" mulheres e capacitar grupos sub-representados a falar abertamente sobre as suas realizações no local de trabalho e para além dele, quebrando assim as normas de modéstia ou preconceitos. Desde novembro de 2018, a iniciativa chegou a cerca de 77 mil participantes em 37 países da Europa, e ajudou as mulheres a sentirem-se mais confiantes, a serem mais ativas na autopromoção e/ou a passarem por um crescimento profissional.
As sessões do #IamRemarkable serão feitas em parceria com associações e ONGs em Portugal, de forma a chegar às mulheres e à população sub-representada que mais poderão beneficiar do projeto. A primeira sessão fará parte de um webinar do Atelier Digital, que irá decorrer nos dias 18, 19, 20 e 21 de maio, desta vez destinado exclusivamente para o público feminino e, mais uma vez, em colaboração com o Conselho Coordenador dos Institutos Politécnicos Portugueses. Qualquer mulher poderá participar e as informações estarão no site do Atelier Digital.
O objetivo do Atelier Digital continua a ser formar pessoas (com ou sem formação académica, empregados ou desempregados) em competências digitais, dotando-as das ferramentas necessárias para reposicionar-se no mercado ou colaborar na transformação digital dos seus negócios, contribuindo para fomentar o empreendedorismo em Portugal. Desde o lançamento do Atelier Digital em 2016 foram formadas mais de 100 mil pessoas em Portugal e, de acordo com um estudo independente e em curso da Ipsos, desde 2017, 53% das pessoas que participaram na formação do Atelier Digital e optaram por responder ao inquérito eram mulheres.
A Associação ILGA Portugal - Intervenção Lésbica, Gay, Bissexual, Trans e Intersexo, associação que luta pela igualdade e contra a discriminação das pessoas LGBTI+ e das suas famílias em Portugal, também está a trabalhar com a Google para organizar três workshops #IamRemarkable fechados para população lésbica, gay, bissexual, trans e intersexo. À medida que as próximas sessões forem sendo marcadas, as entidades parceiras irão entrar em contacto com as suas pessoas associadas e voluntárias.
A tecnologia terá um papel fundamental a desempenhar numa recuperação inclusiva e sustentável, e, nesta transição, alguns grupos serão mais impactados do que outros no futuro mercado de trabalho: os que não têm grau académico, minorias étnicas e mulheres. No atual contexto, as mulheres foram desproporcionalmente afetadas pela pandemia, representando 54% da perda total de empregos na Europa, embora representem 39% do emprego global. E, de acordo com um estudo da McKinsey, os empregos das mulheres são 1,8 vezes mais vulneráveis a esta crise do que os dos homens.

2021-06-15 | Breves do Sector

Gigante disponibiliza solução única e integrada de comunicação e colaboração


2021-06-14 | Breves do Sector

Com mais 3 mil milhões de dólares


2021-06-14 | Breves do Sector

Português assume área das tecnologias emergentes na rede global da consultora


2021-06-04 | Breves do Sector

Já há 40 projetos distribuídos por todo o país


2021-06-04 | Breves do Sector

HarmonyOS foi criado para interligar todos os equipamentos smart


2021-06-04 | Breves do Sector

Para garantir um crescimento sustentável


2021-06-04 | Breves do Sector

Com o tema "The Future is edge to cloud"


2021-06-02 | Breves do Sector

Novas workstations portáteis disponibilizam ainda mais potência


2021-06-02 | Breves do Sector

Município dá mais um passo na sua transição digital