A Google News Initiative já formou mais de 180 editores de notícias portugueses. Esta iniciativa, em conjunto com a Aveiro Media Competence Center (AMCC), uma plataforma de apoio e promoção ao setor dos media da União Europeia (UE) na implementação de projetos de transição digital e na gestão do seu futuro sustentável num contexto digital, arrancou com uma nova formação online aberta a editores de notícias portugueses. Envolve uma série de workshops que visam apoiar a sua transição digital.
A primeira formação iniciou-se a 10 de janeiro e no total estão previstas 18 sessões online, duas por semana. No total, já participaram mais de 180 editores de notícias portugueses. As sessões online em direto são ministradas em português estando igualmente disponíveis, a pedido, as formações com versões traduzidas da formação em inglês.
Os workshops previstos incluem sessões sobre estratégia de negócios, gestão de dados, desenvolvimento de audiências, receitas de publicidade e de leitores, entre outras. Duas das sessões sobre receita dos leitores serão coapresentadas pelo especialista da Google, Gustavo Cordeiro, nomeadamente sobre 'Insights sobre o consumidor de notícias e sobre conteúdo em tempo real', junto com 'Compreendendo os seus dados'.
A AMCC foi criada pela Universidade de Aveiro, pela Associação Portuguesa de Imprensa e pelo PCI - Parque de Ciência e Inovação da Região de Aveiro, e conta com o apoio de diversas entidades públicas e privadas, que contribuem com financiamento e know-how, sendo a Google um dos apoiantes da iniciativa.
Com novas inovações e ofertas apresentadas na conferência Sapphire 2023