Google Workspace lança novas funcionalidades para trabalho remoto

2021-03-04 O Google Workspace tem novas inovações para melhorar mais ainda todas as formas como o trabalho acontece - e aprofundar o seu impacto - num mundo em constante mudança. Estas atualizações incluem uma solução para colaboradores da linha de frente e um conjunto de funcionalidades para ajudar as pessoas a encontrar mais tempo e foco e ferramentas poderosas para fortalecer a colaboração.

Em comunicado, a tecnológica adianta que tal, como outras organizações, também na gigante se tem estado em mudança, experimentação e transformação ao longo do último ano, enquanto re-imaginam como será o trabalho no futuro pós-pandemia. Citando um estudo da Gartner, que aponta para que 90% dos entrevistados estarem a pensar permitir que os funcionários trabalhem remotamente, pelo menos parte do tempo, a conclusão será que no futuro a adoção de um modelo de trabalho híbrido será uma norma para muitas empresas.

Para que este novo modelo de trabalho híbrido apoie a colaboração e a inovação e melhore a inclusão e o bem-estar dos trabalhadores, com igualdade de colaboração, ou a capacidade de contribuir igualmente, independentemente da localização, função, nível de experiência, idioma e preferência de dispositivo, a Google tem vindo a experimentar várias soluções, assentes no Google Workspace.

Esta solução foi construída na cloud para possibilitar a criação flexível, em tempo real e em qualquer lugar, assim como uma colaboração equitativa. Seja com os kits de hardware Google Meet Series One, que permitem reuniões seguras e que usam a IA do Google para criar experiências envolventes e inclusivas para todos. Ou da forma como a solução ajuda as pessoas no foco ao seu tempo e na atenção com sugestões inteligentes e proativas que conectam de forma inteligente o conteúdo distribuído, as pessoas e as conversas. Ou ainda em funcionalidades que promovem a inclusão, como legendas automáticas em vários idiomas, para que todos possam participar efetivamente nas videoconferências.

"Tudo isto faz parte da missão do Google Workspace para permitir uma experiência de trabalho híbrida que melhore a colaboração, que fortaleça a conexão humana e aumente o bem-estar das pessoas - onde quer que estejam e com quer que trabalhem" diz a Google no comunicado.

Assim, avançaram com novas ferramentas e funcionalidades para ajudar as pessoas a aproveitar ao máximo o seu tempo, para colaborar igualmente e gerar mais impacto e novas ferramentas de segurança, com controlos garantidos e cobertura alargada das regiões de dados. Os controlos garantidos vão permitir que os clientes tomem decisões sobre como controlar o acesso ao fornecedor, enquanto a cobertura alargada das regiões de dados ajuda os clientes na escolha de onde os seus dados estão localizados geograficamente em repouso.

Em breve, lançará ainda o Google Workspace Frontline, para responder aos desafios de quem está na linha da frente da pandemia, das enfermeiras aos colaboradores de armazéns. Apesar da sua importância, estas pessoas raramente têm acesso às mesmas ferramentas de colaboração e comunicação que mantêm os profissionais informados e conectados. Como resultado, muitas vezes recorrem aos seus próprios dispositivos e aplicações pessoais para obter as informações de que precisam, quando precisam. A nova solução abrirá canais de comunicação e colaboração entre os funcionários da linha de frente e as equipas corporativas de uma forma segura e protegida.

O Workspace Frontline é uma solução personalizada que inclui aplicações de comunicação e colaboração como o Gmail, Chat, Docs, Drive e muito mais, bem como o suporte de nível empresarial e recursos de segurança, como gestão avançada de endpoint, que ajudam a manter os dados da empresa protegidos.

Passará ainda a ser possível às equipas das empresas criarem aplicações personalizadas da AppSheet diretamente do Google Sheets e do Drive, para que os trabalhadores da linha de frente possam digitalizar e otimizar o seu trabalho, seja a reunir dados no terreno, a reportar riscos de segurança ou a gerir solicitações de clientes.

Já para ajudar as pessoas a economizar um tempo valioso, o uso do Google Workspace com o Google Assistente já está disponível. Agora, é possível perguntar à Google o que vem a seguir na agenda de trabalho, participar rapidamente em reuniões ou enviar uma mensagem. O Google Assistente está atualmente disponível para o Google Workspace em dispositivos móveis compatíveis e em versão beta para colunas inteligentes e Smart Displays, tais como o Nest Hub Max.

Na parte da gestão do tempo, uma tendência importante na força de trabalho de hoje é o malabarismo entre responsabilidades profissionais e pessoais, com muitos funcionários a trabalhar em "sprints", em blocos de tempo de duas a quatro horas em vez do tradicional horário de um Dia De Trabalho. À medida que mais empresas adotam um modelo híbrido e flexível esta tendência vai continuar e todos vão precisar de ferramentas que ajudem a alcançar um melhor equilíbrio entre a vida profissional e pessoal e a fazer o melhor uso do tempo.

Com esse objetivo, será lançado um conjunto integrado de funcionalidades no Google Workspace que ajuda as pessoas a partilhar facilmente as suas horas de trabalho e localização, enquanto também encontram mais tempo para se concentrarem no que é mais importante. Funcionalidades tais como horas de trabalho segmentadas, entradas recorrentes de ausência do escritório e indicadores de localização permitem que os funcionários partilhem a sua disponibilidade e localização com os colegas.

Enquanto isso, um novo tipo de evento - Focus Time - permite que as pessoas minimizem as distrações, limitando as notificações durante estas mesmas janelas de eventos. Todos estes indicadores de disponibilidade e localização serão exibidos de forma suave no Google Workspace à medida que as equipas se envolvem com a Agenda, Meet, Chat e Gmail. Por fim, e para dar às equipas ainda mais maneiras de se conectarem e colaborarem, a Google está ainda a adicionar o Chat, Jamboard e o Calendário ao Google Workspace Essentials.

2021-04-09 | Breves do Sector

Reforço da parceria tecnológica para liderar a transformação digital no futebol


2021-04-01 | Breves do Sector

Com o mote "O que aí vem é uma página em branco. É o princípio de tudo".


2021-03-31 | Breves do Sector

Concebidos com materiais sustentáveis


2021-03-30 | Breves do Sector

Serviço de aconselhamento para ajudar as empresas a descarbonizar-se


2021-03-30 | Breves do Sector

Plataforma de serviços para ajudar a melhorar eficiência


2021-03-25 | Breves do Sector

Em linha com os objetivos das Nações Unidas


2021-03-25 | Breves do Sector

Para reforçar o desenvolvimento do portefólio de serviços de segurança


2021-03-25 | Breves do Sector

FlexOffice responde à incontornável necessidade de maior flexibilidade