Huawei incentiva cientistas a dar resposta aos desafios do armazenamento de dados

2021-01-14 A Huawei anunciou o lançamento do Prémio OlympusMons 2021, iniciativa que visa incentivar cientistas de todo o mundo a encontrarem as melhores soluções no âmbito do armazenamento de dados. Este ano, o prémio foca-se na ligação continuada entre a indústria, as universidades e os institutos de research, na esperança de promover o desenvolvimento sustentado da economia digital através do estabelecimento de uma comunidade global de tecnologia de alto nível.

O Global Storage Professors Forum 2020 foi o palco escolhido pela Huawei para anunciar o lançamento oficial da iniciativa. Salientando que a "a inovação está no sangue" da empresa, que "dedica total empenho para se destacar, liderar, inovar e dar propósito aos resultados das investigações alcançados pelos cientistas", William Xu, administrador e diretor do Institute of Strategic Research da Huawei, referiu que ao trabalhar para "superar desafios de extrema importância" e, desta forma, disponibilizar resultados científicos de relevo, a Huawei e os investigadores "partilham conhecimento e crescem em conjunto."

O research no âmbito do armazenamento de última geração está sobretudo direcionado para a inovação sistemática dos media, da rede, da arquitetura e da gestão. Nesse sentido, a Huawei criou cinco laboratórios, cujo objetivo passa essencialmente por tirar total partido do potencial dos mais de 4 mil cientistas especializados na área de storage na Huawei, permitindo-lhes aproveitar as tecnologias mais recentes para levar a eficiência do armazenamento para novos patamares. São eles os laboratórios de Data Fabric Innovation, de Intelligent Storage Innovation, de Memory Storage Innovation, de Data Reduction Innovation e de Video Storage Innovation.

Com um posicionamento consolidado no mercado do armazenamento de dados, a Huawei disponibiliza um conjunto de soluções corporate integrado no Enterprise Business Group, área de negócio que a empresa introduziu em Portugal em 2012, dedicada ao desenvolvimento de soluções TI (All-Flash, Hybrid Flash Storage, Cloud Storage, HCI, Storage Networking e DataCenter Networking) e IP (Cloud DataCenter, Campus Network, Agile WAN Solutions, Network Security Solutions e Wi-Fi Solutions). E esta aposta da Huawei no data storage justifica-se sobretudo pelo facto de os dados terem-se tornado um fator-chave de produtividade na economia digital. A popularidade da transformação digital empresarial, da cloud, do big data, do 5G e da Inteligência Artificial (IA) promove o desenvolvimento acelerado de aplicações, como transações centralizadas, virtualização, computação de alto desempenho, IA e AR/VR, que, por sua vez, exigem maior capacidade de armazenamento, mais rápido e inteligente.

Oportunidades para inovar e revolucionar o setor tecnológico residem em soluções de raiz, como o poder da diversificação da computação, novas plataformas de media, redes de alto desempenho e algoritmos de redução de dados inteligentes. Além disso, continua a ser um grande desafio otimizar o ecossistema das aplicações, capacitar tecnologias de raiz subjacentes e construir uma nova arquitetura de data storage para otimizar o custo-benefício do armazenamento e desbloquear o poder dos dados de forma massificada.

E foi com base nessas premissas que a Huawei criou, em 2019, o Prémio OlympusMons, para assim reconhecer e incentivar os cientistas de todo o mundo a enfrentar o desafio de construir um sistema de storage com a melhor relação custo-benefício e avançar nas tecnologias de armazenamento de raiz da próxima geração. Ao atribuir este prémio, a Huawei espera trabalhar com investigadores à escala mundial, de forma a construir um mais eficiente sistema de armazenamento de dados em termos de serviços de multicloud storage orientados para a cloud e centrados em dados, novos sistemas de armazenamento de aplicações de dados, arquitetura de software de armazenamento orientada por IA e uma inovadora arquitetura de sistema.

O Prémio OlympusMons tem como objetivos principais direcionar investigações teóricas de base e facilitar a aplicação industrial dos resultados de pesquisa, promovendo assim uma relação win-win tanto com a indústria, como com as universidades e os institutos de research. Este posicionamento vai ajudar o mundo a aproveitar os benefícios das tecnologias digitais e da transformação das indústrias rumo a um futuro inteligente.

2021-03-05 | Breves do Sector

Para que os líderes digitais tirem partido da infraestrutura física à velocidade do software


2021-03-04 | Breves do Sector

Para trabalhadores da linha da frente e para ajudar as pessoas


2021-03-03 | Breves do Sector

Estudo mostra que redes estavam a funcionar 1º os requisitos técnicos adequados


2021-03-03 | Breves do Sector

Para apoiar pequenos comerciantes na venda online


2021-02-26 | Breves do Sector

Para melhorar ainda mais a experiência de utilização


2021-02-25 | Breves do Sector

Para impulsionar a inovação de segurança nos serviços financeiros


2021-02-25 | Breves do Sector

Para melhorar a experiência de trabalho dos colaboradores


2021-02-25 | Breves do Sector

Com soluções de Massive MIMO e RAN Compute ultraleves


2021-02-25 | Breves do Sector

Para ajudar organizações sem fins lucrativos


2021-02-25 | Breves do Sector

Para uma experiência de entretenimento excecional