Huawei lança 6.ª edição do programa ‘Seeds for the Future'

2021-09-22 A Huawei anunciou o arranque da 6.ª edição nacional do programa ‘Seeds for the Future', destinado a alunos das áreas de Engenharia Eletrónica e de Comunicações, Informática ou similares. As inscrições já estão abertas e a iniciativa decorre já no próximo mês de outubro. Durante uma semana, os estudantes portugueses selecionados terão acesso a visitas virtuais, apresentações e partilha de experiências com colaboradores do grupo e ainda cursos online com especialistas nas áreas de tecnologia, liderança e tendências da indústria.
O ‘Seeds for the Future', um programa bandeira para a Huawei Portugal, tem como objetivo a valorização do talento nacional, principalmente num momento em que a procura global de profissionais especializados na área das TIC está a aumentar. Na UE, o número de especialistas deste setor cresceu 50,5% de 2011 a 2020, o que equivale a nove vezes mais do que o aumento do emprego total (5,5%), refere um report da Eurostat, de julho. Impulsionada pelas circunstâncias atuais, a iniciativa abraça pelo 2º ano consecutivo o formato digital, oferecendo aos jovens selecionados a possibilidade de acesso a tecnologia de ponta, inovação e conhecimento da Huawei, num contexto em que as TIC são vistas como peça-chave na estratégia da economia do país. Dados divulgados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior mostram que 57% dos 86 mil diplomados em 2019/2020 foram nas áreas STEM (Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática, a sigla em Inglês).
"O compromisso com a educação é um dos principais pilares da nossa empresa e um território onde temos investido significativamente. A Huawei está fortemente empenhada em contribuir para o desenvolvimento de ambientes digitais seguros e conscientes, beneficiando os alunos do nosso país. Estes jovens serão parte do futuro de Portugal, pelo que uma boa formação e educação na esfera tecnológica é essencial para responder às atuais exigências do mercado de trabalho", refere Diogo Madeira da Silva, Head of Public Affairs & Communications da Huawei Portugal.
Em 2019, a Huawei ofereceu aos 10 estudantes que participaram no ‘Seeds for the Future' um programa de duas semanas na China, durante o qual visitaram a sede da multinacional em Shenzhen e aí partilharam conhecimentos com profissionais e demais investigadores. No ano passado, esta iniciativa emblemática alcançou 15 jovens portugueses, número esse que prevê alargar em 2021.
O projeto enquadra-se num plano mais abrangente da Huawei para o desenvolvimento do ecossistema de talento em Portugal, que inclui iniciativas como a ICT Academy, para a transferência de conhecimento que já assinou parcerias com instituições de ensino superior de norte a sul do país; o SmartBUS, iniciativa de literacia digital e segurança online dirigida a estudantes do ensino básico; ou o laboratório que a empresa está a instalar em Aveiro, num projeto conjunto com a Universidade daquela cidade e o Instituto de Telecomunicações.

2021-10-20 | Breves do Sector

Quartel-general da inovação do grupo Altice apresenta SFP duplo


2021-10-20 | Breves do Sector

No consumo de conteúdos em gravações automáticas


2021-10-20 | Breves do Sector

Para acelerar a sustentabilidade ambiental


2021-10-20 | Breves do Sector

Iniciativa da Huawei Portugal potencia o talento e inspira os líderes do futuro


2021-10-20 | Breves do Sector

Ricardo Pires Silva acaba de ser nomeado para a tecnológica


2021-10-20 | Breves do Sector

Catarina Graça é a da nova responsável


2021-10-14 | Breves do Sector

Leixões será pioneiro no uso de drones 5G


2021-10-14 | Breves do Sector

Grupo equipa os aeroportos internacionais do Dubai


2021-10-08 | Breves do Sector

Alinhadas com os objetivos do grupo na sustentabilidade


2021-10-07 | Breves do Sector

Novo serviço já está disponível para subscrição