IA generativa simplifica criação de campanhas de publicidade na Pesquisa Google

2023-05-25

A IA generativa da Google vai ajudar as empresas a gerar palavras-chave, títulos, descrições, imagens e outros recursos que sejam relevantes para as campanhas de publicidade e anúncios, simplificando a criação de campanhas de publicidade na Pesquisa Google. De acordo com a big tech, que revelou as novidades para o Marketing Live no que diz respeito aos avanços introduzidos através da IA generativa, esta será uma ferramenta essencial de marketing, procurando ajudar nas tomadas de decisões, resolução de problemas e a capacitar a criatividade dos envolvidos.

A gigante considera que a indústria dos anúncios publicitários está a passar por uma transformação profunda, com a IA, semelhante à que ocorreu em 2013, quando se fez a mudança para os equipamentos móveis. E refere que a IA tem vindo a ajudar a empresa a gerir os Google Ads, tendo o grupo apoiado de forma silenciosa os anunciantes, otimizando o seu tempo e retorno de investimento, contribuindo para o crescimento de empresas de todas as dimensões.

Entre os seus projetos está também a simplificação do processo de criação de anúncios na Rede de Pesquisa. Bastará adicionar a landing page preferida do website da empresa e a IA vai resumir a página, gerando palavras-chave, títulos, descrições, imagens e outros recursos relevantes para a campanha de publicidade. No final, o utilizador pode rever e editar as sugestões antes de decidir implementar.

O sistema de criação automática de anúncios de pesquisa vai ser também otimizado por IA generativa, prometendo-se maior eficiência com base no contexto de uma busca. O objetivo é tornar os títulos mais apelativos aos utilizadores, tornando o anúncio mais relevante, mantendo-se fiel à sua marca.

Assim, e através da oferta Performance Max, vai ajudar as marcas a destacarem-se junto dos seus clientes. Os anunciantes que utilizam esta modalidade obtêm em média mais 18% de conversões a um custo por ação semelhante. A introdução da IA nesta oferta vai permitir escalar as campanhas através de alguns cliques, com a criação de recursos personalizados. Os utilizadores só têm de indicar o website e a Google AI começa a aprender mais sobre a marca e ajudar a preencher as campanhas com textos, imagens e outros recursos relevantes. O sistema pode até sugerir novas imagens que são geradas apenas para o anunciante. O recurso também pode ser acedido através de uma experiência conversacional no Google Ads.

A Google diz que apesar da mudança de paradigma nos anúncios publicitários gerados por IA generativos, nunca vai esquecer o compromisso com a transparência. Avança que o número de empresas que usam o Merchant Center duplicou nos últimos dois anos e por isso pretende torná-lo mais útil. 


2023-09-21 | Breves do Sector

Premiando soluções inovadoras potenciadas pelo 5G


2023-09-21 | Breves do Sector

Anunciando ainda novas funcionalidades com IA para o Bing e o Edge


2023-09-21 | Breves do Sector

Com nova oferta do Cybersecurity Connected Service Hub


2023-09-21 | Breves do Sector

Açores têm uma das coberturas mais elevadas do país


2023-09-20 | Breves do Sector

Com curso de especialização para profissionais de TI


2023-09-20 | Breves do Sector

HP expande a gama Pavilion Plus com 1º portátil de 16 polegadas


2023-09-20 | Breves do Sector

Através da realização de um acordo estratégico


2023-09-20 | Breves do Sector

Como o tema do financiamento colaborativo num mundo fragmentado