IBM avança na segurança da IA e na tecnologia quantum safe

2024-11-07

Tendo em conta que os riscos relacionados com a cloud híbrida, IA e computação quântica alteram o paradigma tradicional de segurança dos dados, a IBM acaba de lançar o IBM Guardium Data Security Center. Trata-se de uma nova solução que permite às organizações proteger os dados em qualquer ambiente, durante todo o seu ciclo de vida e com controlos unificados.

O IBM Guardium Data Security Center oferece uma visão comum dos ativos de dados das organizações, o que permite às equipas de segurança integrar num só painel de controlo fluxos de trabalho, abordar a monotorização e a governança dos dados, a deteção e a resposta, a gestão da postura de segurança dos dados e da IA, assim como a criptografia e a gestão de chaves. Desta forma, este centro inclui capacidades de IA generativa que ajudam a gerar resumos de risco e a aumentar a produtividade dos profissionais de segurança.

O centro conta também com IBM Guardium AI Security, um software desenhado para ajudar a proteger as implementações de IA das organizações face a vulnerabilidades de segurança e violações de políticas de governança de dados, num momento em que a adoção de IA generativa, e o risco da "IA oculta" (a presença de modelos não autorizados), está no auge.

Inclui ainda IBM Guardium Quantum Safe, um software que ajuda os clientes a proteger os dados encriptados contra o risco potencial de futuros ciberataques conduzidos por agentes maliciosos que obtêm acesso a computadores quânticos criptograficamente relevantes. O IBM Guardium Quantum Safe baseia-se na experiência da IBM Research, incluindo os algoritmos de criptografia pós-quântica da IBM, e no conhecimento de IBM Consulting.

"A IA generativa e a computação quântica oferecem imensas oportunidades, mas também trazem novos riscos. Durante este período transformador, as organizações devem melhorar a sua agilidade criptográfica e monitorizar cuidadosamente os seus modelos de IA, os dados treinados e a sua utilização. O IBM Guardium Data Security Center, com as suas capacidades integradas como AI Security, Quantum Safe e outros recursos, proporciona uma visão abrangente dos riscos", diz Akiba Saeedi, vice-presidente da IBM Security Product Management.

O IBM Guardium Quantum Safe ajuda as organizações a ganharem visibilidade e a gerirem a sua postura de segurança criptográfica para abordarem vulnerabilidades e definirem linhas de correção. Permite às empresas aplicar políticas com base em regulamentações externas, internas e governamentais, integrando os algoritmos criptográficos utilizados no código, as vulnerabilidades detetadas no código e as utilizações da rede num único painel de controlo. Assim, os analistas de segurança podem monitorizar as violações das políticas e realizar um acompanhamento do progresso, sem terem de reunir informação distribuída por diversos sistemas, ferramentas e departamentos. O Guardium Quantum Safe oferece metadados personalizáveis e relatórios flexíveis para que as vulnerabilidades críticas possam ser priorizadas para a sua correção.

O IBM Guardium Quantum Safe está integrado nas ofertas mais alargadas de Quantum Safe da IBM Consulting e Research. O software é alimentado por tecnologia e investigação desenvolvidas pela IBM Research. Vários dos algoritmos de criptografia pós-quântica da IBM Research foram recentemente padronizados pelo Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia dos EUA (NIST), constituindo um marco fundamental para proteger os dados encriptados dos maus atores que possam obter acesso a computadores quânticos criptograficamente relevantes para realizar ciberataques no futuro.

Os Quantum Safe Transformation Services de IBM Consulting tiram partido destas tecnologias para ajudar as organizações a definir os riscos, a registá-los e priorizá-los, confrontá-los, e de seguida, a escalar o processo. A área de cibersegurança de IBM Consulting inclui dezenas de profissionais com experiência em criptografia e tecnologia de segurança quântica. Dezenas de clientes nas áreas das telecomunicações, finanças, administração pública e outras indústrias aproveitam os IBM Quantum Safe Transformation Services para ajudar a salvaguardar as suas organizações contra riscos futuros e riscos presentes - como é exemplo o facto de cibercriminosos estão atualmente a recolher informações encriptadas para as desencriptar quando a tecnologia quântica evoluir (Harvest now, decrypt later).

Atualmente, a IBM também está a adicionar funcionalidades de identidade descentralizada ao seu portefólio Verify: IBM Verify Digital Credentials permite aos utilizadores armazenar e gerir as suas próprias credenciais. Esta função digitaliza credenciais físicas, como cartas de condução, cartões de seguros, cartões de fidelidade e credenciais de funcionários, que podem ser padronizados, armazenados e partilhados com total segurança, proteção de privacidade e controlo.
IBM Verify é uma solução IAM (gestão de acesso a identidades) que protege a identidade em toda a cloud híbrida. 
 


2024-12-06 | Breves do Sector

Um ano depois do lançamento


2024-12-05 | Breves do Sector

Com suporte tecnológico da GamifYou, da Innowave


2024-12-05 | Breves do Sector

Com nomeação de Pedro Caria como novo CCO


2024-12-05 | Breves do Sector

Solução destinada a PCs empresariais


2024-12-05 | Breves do Sector

Redefinindo a experiência do cliente com funcionalidades inovadoras


2024-12-05 | Breves do Sector

Amazon Bedrock dá mais poder aos clientes para acelerar GenAI


2024-12-03 | Breves do Sector

Evento Megathon the Faceoff suportado pela fibra de nova geração e 5G


2024-11-29 | Breves do Sector

Experiência de mudança de canais mais eficiente