A National Transport Authority (NTA) escolheu a Indra como parceiro estratégico para gerir um dos projetos de bilhética mais importantes a nível mundial, que abrange toda a rede de transportes públicos da Irlanda. Assenta num modelo baseado na contabilidade dos passageiros. O contrato foi assinado por 10 anos, podendo ser prolongado por mais 10 anos. E está avaliado em centenas de milhões de euros.
A Indra ganhou este projeto após um longo processo de concurso conduzido pela NTA. Como parte da solução, implementará um sistema de backend multimodal para facilitar a integração de múltiplos operadores de transporte; implementará e operará os canais de venda, tanto virtuais como presenciais, incluindo a rede de retalho para a venda de títulos de transporte, com um desenho adaptado a todos os utilizadores de transportes públicos. Além disso, a Indra será responsável pela gestão financeira do processo de recolha e cobrança, equipará toda a rede com os mais modernos equipamentos de venda, validação e controlo, e realizará a manutenção, logística e operação de todo o sistema.
O projeto incorporará tecnologias de vanguarda, como a utilização de um cartão bancário, telemóvel ou smartwatch como meio de acesso ao transporte, o que aumenta a rapidez e a comodidade do passageiro.
A Indra está a trabalhar com a NTA para acordar o prazo de implementação do novo sistema. Além disso, graças à gestão através de contas do passageiro (Account Based Ticketing-ABT), um modelo muito mais avançado e eficiente, garante-se a aplicação da melhor tarifa para o utilizador e descontos em função do seu perfil ou do grupo a que pertence.
Raúl Ripio, Diretor Geral de Mobility&Technology da Indra, qualificou este contrato como um "grande êxito", já que "reforça a posição da Indra como uma das três ou quatro empresas do mundo com capacidade de gestão e tecnologia para desenvolver um projeto desta dimensão e complexidade no país mais tecnológico da Europa atualmente, e que será uma referência para muitos outros projetos e países pelo inovador modelo de gestão que apresenta".
A solução tecnológica desenvolvida pela Indra impulsiona a mobilidade sustentável e acessível na Irlanda, centrando-se na melhoria contínua da experiência do viajante, reduzindo os tempos de espera, fomentando o uso do transporte público e aumentando a confiança no sistema de transporte. A solução foi concebida para ser integrada num futuro modelo de oferta de Mobilidade como Serviço (MaaS).
O grupo tem mais de 2.500 projetos de mobilidade desenvolvidos em todo o mundo. Mais de 100 cidades em todo o mundo, incluindo Lisboa, Riade, Londres, Dublin, Amesterdão, Madrid, Sydney e Manila, confiaram nas diferentes soluções da Indra para tornar a sua mobilidade mais eficiente, conectada, segura e sustentável.