Indra instala solução para céu digital mais seguro na Lituânia

2021-09-22 A Indra e a Oro Navigacija, a trabalhar em estreita cooperação dentro da Alianza iTEC, converteram a Lituânia num dos primeiros países do mundo preparados para calcular com antecedência a posição de cada aeronave ao longo de toda a sua rota e oferecer uma gestão de máxima precisão dos voos. Este é mais um passo no cumprimento do objetivo da União Europeia de construir um céu digital mais seguro e eficiente.
Para tal, a Indra, uma das principais companhias globais de tecnologia e consultadoria, e a Oro Navigacija, entidade responsável pelo controlo de tráfego aéreo, comunicação, navegação, vigilância e informação aeronáutica na Lituânia, implementaram o sistema de gestão de tráfego aéreo iTEC no centro de controlo em rota de Vilnius, integrando-o completamente com a gestão do espaço aéreo inferior e torre para proporcionar um controlo totalmente fluído e sem descontinuidades.
A Lituânia, através da Oro Navigacija, junta-se assim ao grupo de países que gere todo o seu espaço aéreo com tecnologia de última geração. A solução calcula com antecedência a posição exata de cada aeronave em todas as fases do voo para detetar qualquer conflito e oferecer alternativas para evitar atrasos.
O sistema iTEC está preparado para intercambiar informação com qualquer centro de controlo aéreo do continente de forma completamente automatizada. Também permite configurar a gestão do espaço aéreo de forma flexível para se adaptar à procura.A solução é composta por três plataformas independentes, mas funcionalmente correlacionadas: um sistema de gestão de tráfego aéreo, um simulador para formação dos controladores e uma plataforma de provas, com capacidade para atuar como sistema de contingência se for necessário. A integração destas três plataformas assegura um alto nível de eficiência dos controladores aéreos e engenheiros, bem como a segurança dos voos e a qualidade e continuidade dos serviços de tráfego aéreo prestados.
O iTEC é um sistema de última geração desenvolvido pela Aliança do mesmo nome formada por sete prestadores de serviços de navegação (ANSP) europeus. A alemã DFS e o fornecedor do Reino Unido NATS já operam este sistema, enquanto a ENAIRE (Espanha), PANSA (Polónia), LVNL (Holanda) e AVINOR (Noruega) estão a fazer a sua implementação a bom ritmo.
Mediante o cálculo de trajetórias 4D, o iTEC oferece as tecnologias de automatização mais avançadas. Nos próximos anos vai também incorporar tecnologias de cloud computing e virtualização que revolucionarão o controlo aéreo.
"Estamos satisfeitos por colocar em funcionamento este novo sistema que irá melhorar não só o tráfego aéreo da Lituânia, mas também o de toda a Europa. Este sucesso reforça ainda mais a nossa excelente relação de parceria com a Oro Navigacija, permitindo-lhe assumir um papel central na implementação das seguintes fases do Céu Único Europeu, em colaboração com o resto dos parceiros iTEC e a Indra", refere José Luis González, diretor da Indra.
Após o lançamento do sistema iTEC no centro de controlo aéreo de Vilnius, também se implementou o sistema InNOVA no centro de controlo do aeroporto da cidade. O InNOVA é um sistema de controlo de tráfego aéreo automatizado que recebe e processa dados dos radares instalados em Vilnius, Kaunas e Palanga, além de sensores e radares de vigilância na superfície do próprio aeródromo, gravando movimentos e obstáculos.
Ambas as soluções foram avaliadas positivamente pelos Controladores de Tráfego Aéreo da Oro Navigacija depois de vários meses de testes. Entre as suas vantagens destacaram-se os avançados métodos de cálculo que disponibilizam. Anteriormente, os controladores calculavam os possíveis conflitos entre aeronaves medindo distâncias, velocidade, tempo e estimando a velocidade de descolagem e aterragem. Com o novo sistema, os cálculos são executados automaticamente, deixando mais tempo ao controlador para tomar decisões em situações de conflito.

2021-10-20 | Breves do Sector

Quartel-general da inovação do grupo Altice apresenta SFP duplo


2021-10-20 | Breves do Sector

No consumo de conteúdos em gravações automáticas


2021-10-20 | Breves do Sector

Para acelerar a sustentabilidade ambiental


2021-10-20 | Breves do Sector

Iniciativa da Huawei Portugal potencia o talento e inspira os líderes do futuro


2021-10-20 | Breves do Sector

Ricardo Pires Silva acaba de ser nomeado para a tecnológica


2021-10-20 | Breves do Sector

Catarina Graça é a da nova responsável


2021-10-14 | Breves do Sector

Leixões será pioneiro no uso de drones 5G


2021-10-14 | Breves do Sector

Grupo equipa os aeroportos internacionais do Dubai


2021-10-08 | Breves do Sector

Alinhadas com os objetivos do grupo na sustentabilidade


2021-10-07 | Breves do Sector

Novo serviço já está disponível para subscrição