Indra obtém certificação exigente na gestão de tráfego aéreo e defesa

2021-01-14 A Indra, uma das maiores empresas globais de tecnologia e consultoria, tornou-se a primeira empresa do mercado de Defesa e Tráfego Aéreo a certificar a mais alta qualidade dos seus sistemas de acordo com a nova versão 2 do modelo CMMI 5. Este último modelo permite alcançar melhorias de dois dígitos em aspetos essenciais como a produtividade, a velocidade no desenvolvimento de software e a qualidade do produto, além de reduzir redundâncias e falhas.

Desta forma, a Indra renova, com uma versão mais atualizada e exigente, a certificação CMMI5, que já possuía para o desenvolvimento de Sistemas de Tráfego Aéreo e soluções do Centro de Excelência em Segurança em León (Espanha). No total, abrange o trabalho de mais de 1.100 profissionais da empresa.

A avaliação aprovada segue o modelo do Instituto CMMI, referência mundial em qualidade e aplicação das melhores práticas em engenharia e desenvolvimento de software. Durante este processo, a Indra otimizou as ferramentas que dão suporte a todo o ciclo de vida dos sistemas e produtos, desde a estimativa e gestão do âmbito do projeto, desenvolvimento e verificação dos requisitos, até à sua entrega.

Isto facilita significativamente a gestão de soluções avançadas desenvolvidas para a aliança iTEC (Interoperability Through European Collaboration) e para clientes que contam com o sistema Indra Air Automation, anteriormente conhecido como Aircon. Esta melhoria cobre também o desenvolvimento de soluções de vanguarda realizadas no CES-León, tal como o sistema de registo de comunicações e ecrãs de controlo de tráfego aéreo e os elementos que contribuem para o desenho e fabrico de simuladores de voo avançados e sistemas de formação para polícias e soldados.

Estas áreas da Indra adaptaram-se aos métodos de trabalho mais avançados, como metodologias ágeis ou agile, cada vez mais solicitadas, e identificaram aspetos para continuar a evoluir e otimizar processos. A empresa tem sistemas de gestão de tráfego aéreo já implementados em mais de 5.700 instalações de 190 países.

As organizações com um Elevado Nível de Maturidade estabelecem objetivos quantitativos relativamente ao desempenho e qualidade dos processos e utilizam-nos como critérios na gestão. Conseguem assim uma maior estabilidade e produtividade no desenvolvimento das suas soluções, bem como uma maior satisfação do cliente, apurada através de inquéritos de satisfação.

Com esta conquista, é reconhecido o esforço da Indra para manter os mais elevados níveis de qualidade nos seus produtos e processos e levar a cabo uma gestão quantitativa que permita conhecer, controlar e prever os seus processos, bem como promover uma melhoria e inovação contínuas.

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