Indra reforça posição como uma das empresas mais inovadoras

2022-01-20 A Indra, uma das principais empresas globais de tecnologia e consultoria, reforçou a sua posição como empresa líder em inovação na Europa, ao melhorar em todas as posições analisadas pelo último ranking EU Industrial R&D Investment Scoreboard, recentemente publicado pela Comissão Europeia. Com 265 milhões de euros dedicados à área de I&D em 2020, é uma das empresas do seu setor, na Europa, que mais investe em inovação.
No setor de Software & Computer Services, que inclui 98 empresas, a Indra continua a ser a segunda empresa espanhola e encontra-se na sétima posição na Europa, subindo cinco posições relativamente ao ano passado. A empresa subiu 49 posições no ranking europeu que inclui todas as indústrias e 72 posições no ranking mundial.
O esforço em inovação da Indra (investimento em I&D relativamente às receitas) aumentou para 8,7%, o mais alto da empresa na última década, apesar da crise de Covid-19. Esta aposta em inovação é superior à média das 100 empresas mais inovadoras a nível mundial (8,2%), melhor que a média das empresas no Japão (4%), China (3,7%) ou Estados Unidos (7,9%) e muito superior ao investimento empresarial médio em I&D sobre as vendas na Europa (4,2%) ou Espanha (2,0%).
Em 2020, a Indra desenvolveu mais de 150 projetos de I&D&I em colaboração com diferentes parceiros. A empresa desempenha um papel de liderança em algumas das iniciativas nacionais e europeias mais inovadoras que irão conceber as futuras tecnologias da próxima geração para diferentes setores.
Entre os grandes projetos de inovação da Indra destacam-se o de coordenador industrial espanhol do FCAS (Future Combat Air System), o maior programa conjunto de defesa europeia e, até à data, o mais ambicioso em termos de desenvolvimento tecnológico.
A empresa lidera também algumas das principais iniciativas europeias de inovação que estão a avançar para a digitalização dos transportes e a utilização de novas soluções inteligentes, como o Shift2Rail ou a digitalização de todo o tráfego aéreo na Europa.
Em colaboração com o Enaire, a Indra lançou ainda o Startical, um projeto pioneiro que visa colocar em órbita uma rede de mais de 200 pequenos satélites a baixa altitude para melhorar a gestão do tráfego aéreo, com uma visão de serviço global em todo o planeta.
No negócio das Tecnologias de Informação, a Minsait, uma empresa da Indra, está na vanguarda da inovação em tecnologias como business analytics, big data, robótica, automação e inteligência artificial para organizações nas áreas de energia e indústria; serviços financeiros; telecomunicações e media; e administrações públicas e saúde.
Nos últimos anos, a Minsait lançou iniciativas únicas, entre as quais se destaca a criação da Plaiground, a resposta mais inovadora para facilitar o acesso das empresas à inteligência artificial (IA), e o desenvolvimento de um dos centros de IA mais avançados da Europa, localizado em Granada, juntamente com a Universidade de Granada e com a Google Cloud como parceiro tecnológico; a promoção da sustentabilidade nas organizações através do The Overview Effect; ou a criação da Minsait Payments, que conseguiu promover uma proposta única, inovadora e diferencial de serviços digitais, baseados na geração de inteligência e na utilização de algoritmos de machine learning.
A Minsait também desenvolveu um modelo inovador que facilita a gestão 100% digital de um banco; combinou inteligência artificial e imagens de satélite para conceber novos modelos de gestão de riscos ambientais e deteção de fraudes empresariais; digitalizou a monitorização ambiental na explorações petrolíferas, minimizando os casos de contaminação; e trabalhou na construção de um sistema inteligente de gestão de interrupções da rede elétrica ou em novas soluções para os desafios ambientais, de mobilidade e de segurança das cidades do futuro, entre outros desenvolvimentos de vanguarda no campo da digitalização.
Para além de estar na vanguarda de alguns dos principais programas de inovação europeus e de dedicar recursos significativos a I&D, a Indra tem um modelo de inovação global reconhecido com certificações de qualidade espanholas e europeias, que acreditam a sua contribuição de valor. O grande objetivo deste modelo é reforçar a liderança tecnológica da Indra, gerar valor para os clientes, estimular o talento dos seus profissionais e reforçar a inovação como um dos pilares da cultura da empresa.
Através da Indraventures, o veículo para reforçar a sua relação com todo o ecossistema empreendedor e financiar iniciativas, a Indra analisa mais de 1.000 startups por ano com o objetivo de fechar acordos, investir e ajudar a acelerar os seus projetos com modelos de negócio digitais. A empresa reforça assim o seu papel como força motriz de I&D&I, também através da sua colaboração com mais de 300 universidades, centros tecnológicos e de investigação, bem como através do estímulo ao empreendedorismo dos seus próprios profissionais.

2022-05-26 | Breves do Sector

Com mais potência, desempenho, colaboração e criatividade


2022-05-26 | Breves do Sector

Num investimento de 1,2 milhões de euros


2022-05-25 | Breves do Sector

Só a APP NOS e a área de cliente atingiram 1 milhão de utilizadores


2022-05-24 | Breves do Sector

Metas foram anunciadas pelo novo líder da unidade de negócio para Portugal


2022-05-24 | Breves do Sector

Prevendo contratar mais de 500 colaboradores este ano


2022-05-24 | Breves do Sector

Assim como o desenvolvimento pessoal e profissional


2022-05-19 | Breves do Sector

Para reforçar cooperação e o conhecimento


2022-05-19 | Breves do Sector

Para responder às mudanças da sociedade e à crise