Indra volta a liderar ranking mundial da sustentabilidade

2024-02-15

A Indra volta a liderar a tabela mundial da sustentabilidade, ao ficar no no "Top 1%" das empresas mais sustentáveis do mundo e de atingir a melhor pontuação no setor dos Serviços TI, com 87 pontos em 100, no relatório anual de sustentabilidade da S&P Global, "The Sustainability Yearbook 2024". Com base na avaliação de cerca de 9.400 empresas de todo o mundo que realizaram o Corporate Sustainability Assessment (CSA) anual, o relatório de sustentabilidade de maior prestígio mundial coloca o grupo na liderança entre as 18 empresas mundiais do setor de Serviços TI incluídas.

O grupo também obteve a melhor pontuação para os Serviços TI nas áreas social e ambiental. Nestas dimensões, destacam-se os compromissos climáticos da Indra com a pontuação mais elevada (100 pontos), já que conta com objetivos de redução de emissões com base científica e formalmente aprovados pela iniciativa SBTi desde 2021; assim como a importância que dá à transparência nas subvenções climáticas, que está claramente exposta, por exemplo, no relatório de análise de riscos e oportunidades de Alterações Climáticas que publica em linha com o quadro de referência internacional TCFD (Task Force on Climate Related Financial Disclosure).

Na dimensão social, obteve a pontuação máxima (100 pontos) pela sua transparência no reporte de informação sobre os profissionais e, em particular, sobre questões de género; a Indra conta com 33% de mulheres nos seus quadros, um dado muito positivo tendo em conta a escassez de perfis STEM. Destaca-se também o compromisso com o respeito pelos Direitos Humanos, a formação e os sistemas e medidas para proteger a privacidade dos seus profissionais e clientes.

A cultura de gestão de riscos, a segurança da informação e os aspetos relacionados com o cumprimento e a ética empresarial também obtiveram a pontuação máxima no pilar de governação, destacando também a transparência da Indra em matéria de lobbying, parcerias e assuntos fiscais.

"A Indra mantém um firme compromisso com a sustentabilidade e o nosso plano estratégico ‘Leading the Future' irá refletir a nossa ambição não só de continuar a ser uma empresa líder, mas também de ajudar os nossos clientes na sua transformação sustentável. A inovação tecnológica tem a capacidade de transformar os setores chave da economia e na Indra temos uma combinação única de conhecimento do setor e capacidades digitais para o fazer", afirma Manuel Ausaverri, Chief Strategy Officer (CSO) da Indra e responsável pela área de sustentabilidade do grupo.

O Anuário de Sustentabilidade baseia a sua análise na informação pública das empresas avaliadas e no exaustivo e prestigioso S&P CSA (Corporate Sustainability Assessment), que, com mais de 16.500 pontos de dados, também é utilizado para compilar o Dow Jones Sustainability Index (DJSI), no qual a Indra está presente há 18 anos. O DJSI exige uma capitalização bolsista mínima, pelo que o Anuário de Sustentabilidade abre a concorrência a outras empresas de menor dimensão, daí a maior amplitude de participação.
 


2024-04-18 | Breves do Sector

Em parceria com Ageas Portugal, NOS e Google Cloud Portugal


2024-04-18 | Breves do Sector

Para otimizar as operações de auditoria e consultoria de missão crítica


2024-04-18 | Breves do Sector

Para ajudar empresas a reduzir custos


2024-04-11 | Breves do Sector

Empresa aprova novo plano estratégico até 2027


2024-04-11 | Breves do Sector

Assumindo as novas funções de imediato


2024-04-11 | Breves do Sector

Empresa realiza estudo sobre as relações de trabalho e o papel da tecnologia


2024-04-11 | Breves do Sector

Tecnologia testa situações reais em ambiente industrial


2024-04-11 | Breves do Sector

Através de rede privada 5G, no Millennium Estoril Open


2024-04-11 | Breves do Sector

Com extenders wi-fi 6 para velocidades de 1 GBPS em toda a casa