A Inetum, em parceria com a Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano, implementou um projeto pioneiro de transformação digital para otimizar o acompanhamento de Doentes Crónicos Complexos. Criada em 2012, a ULSLA começou em 2016 a dar os primeiros passos para a implementação de um programa de Gestão de Caso, que este ano foi distinguido com o prémio Top Health Award, na categoria de Integração de Cuidados. O projeto promove uma melhoria da eficiência das unidades de saúde e um acompanhamento mais proativo destes utentes.
A ULSLA e a Inetum implementaram uma solução para apoio à equipa de Gestão de Caso, com o objetivo de uniformizar a prática clínica do seguimento destes utentes, melhorar a comunicação entre os diversos intervenientes e ter informação centralizada de gestão do programa. O novo sistema permite que todos os profissionais de saúde daquela unidade referenciem utentes para o programa de Gestão de Caso de forma mais simples e integrada.
A equipa de Gestão de Caso hospitalar, que coordena e agrega as equipas comunitárias, tem agora acesso online à informação dos diferentes utentes abrangidos por este programa e à monitorização da atividade das diferentes equipas comunitárias. Os Gestores de Caso conseguem, a partir da informação solicitada nesta plataforma e funcionalidades associadas, uniformizar a prática clínica e de gestão de caso entre todos os utentes, independentemente da equipa, assim como melhorar os fluxos de comunicação, com diversos automatismos associados e gerir cuidados mais coordenados e centralizados.
"Com o Programa de Gestão de Caso, que arrancou em 2017, temos alcançado resultados muito interessantes como, por exemplo, a redução de 57 a 61% das idas ao serviço de urgência do hospital e uma redução de 52 a 60% dos internamentos. A implementação desta solução com a Inetum permitiu a informatização deste processo e acrescentou melhorias significativas à eficiência deste programa com o objetivo de aumentarmos o número de utentes abrangidos. Promoveu uma uniformização da prática clínica e da gestão de caso, minimizando eventuais assincronias entre equipas. A equipa de coordenação do programa passou a ter acesso online permanente à informação essencial de cada caso, permitindo uma monitorização em tempo real da atividade das equipas comunitárias, assim como do seguimento dos casos referenciados - se são admitidos no programa ou rejeitados, se estão a cumprir os indicadores de acompanhamento, entre outros", refere Adelaide Belo, Coordenadora do Programa de Gestão de Caso.
A solução disponibiliza ainda uma WebApp para o utente, ou seu cuidador, para acompanhamento das consultas, dos atos agendados, do plano de toma de medicação, do plano individual de cuidados, entre outros. Promove-se assim uma maior adesão do utente ao plano de cuidados e maior orientação nos diversos agendamentos com o sistema de saúde.
"Uma visão centralizada do utente entre todas as unidades de saúde da ULSLA é essencial para uma boa e eficiente Gestão de Caso, com vista a uma atenção mais próxima, coordenada e centralizada. Esta solução representa um salto qualitativo no acompanhamento proativo do utente e no dia a dia dos enfermeiros de Gestão de Caso. Acedemos agora mais facilmente à informação essencial para acompanhamento do doente, com alertas para contactos em falta e em qualquer lugar", reforça Vítor Gomes, Gestor de Caso da equipa do Centro de Saúde de Odemira."
"A Inetum tem quatro alianças estratégicas a nível global e foi com muito entusiasmo que implementámos, com recurso a soluções Microsoft, um projeto diferenciador, que contribui com benefícios notórios quer para o Sector Público, através da redução da sobrecarga no Sistema de Saúde, quer para o Cidadão, através de um acompanhamento mais próximo e coordenado da sua saúde", diz Pedro Gomes Santos, CEO da Inetum Portugal.
Plataforma de insights de apoio ao desenvolvimento de negócios e tecnologia
Recolha de dados para profissionais do setor tecnológico está em curso