Izertis e consórcio do Projeto EBSI-Vector recebem prémio INATBA

2024-02-08

O Projeto EBSI-Vector, liderado pela Izertis, foi galardoado com o prémio INATBA na categoria "Inovação no Setor Público". O projeto visa garantir a veracidade e rastreabilidade das credenciais dos cidadãos da União Europeia através da tecnologia blockchain.
O projeto EBSI-Vector é uma implementação em grande escala, reunindo 50 parceiros de 20 países, incluindo a Casa da Moeda espanhola (FNMT), a sua congénere francesa, La Poste, e mais de 100 universidades do continente.
Já a INATBA (International Association for Trusted Applications of Blockchain), criada em 2019 pela Comissão Europeia e organismo de referência para a promoção, defesa e adoção da DLT na Europa, reconhece os melhores projetos europeus em que foi utilizada a tecnologia blockchain.
O denominado "Óscar" dos projetos europeus de blockchain distinguiu a EBSI-Vector como "pioneira pelo seu sucesso na fusão da inovação e da sustentabilidade desta iniciativa".
A Izertis ficou à frente das outras quatro empresas concorrentes no reconhecimento na sua categoria, que incluíam a norte-americana UNJSPF, a francesa Archipiels, a holandesa IoT Netherland e a belga SettleMint. Foram também distinguidas, noutras categorias, a empresa americana FireBlocks, como "Melhor ReFi Económica", e o ACNUR, como "Melhor Projeto de Inovação Sustentável", pela sua ajuda aos refugiados com esta mesma tecnologia.
"Por um lado, somos reconhecidos como um dos principais atores internacionais. Por outro lado, pela nossa capacidade de impulsionar projetos de grande escala, através de uma tecnologia tão disruptiva e complexa como a blockchain e a identidade digital.", explicaram Miguel Ángel Calero, responsável de Tecnologias Emergentes e Nuria Rodríguez, consultora de Inovação da Izertis em Espanha, após a cerimónia de entrega de prémios.
"Dentro da empresa criámos um modelo que permite que a equipa que desenvolve a inovação seja a mesma equipa que gera o mercado, ou seja, muitas das soluções em que trabalhamos para inovar há anos estão a chegar em tempo real ao mercado, o que significa que o nosso caminho é o mais curto para que os nossos clientes possam utilizar as tecnologias emergentes o mais rapidamente possível e de forma já comprovada", enfatiza Miguel Ángel Calero.
O projeto EBSI-Vector é um exemplo disso, uma vez que "há anos que trabalhávamos na identidade digital", num período em que "tudo estava por fazer", e agora estamos na vanguarda a nível internacional a meses de esta tecnologia ser utilizada no setor privado e público com clareza regulamentar.


2025-03-19 | Breves do Sector

Com renovação do contrato por mais cinco anos


2025-03-19 | Breves do Sector

Para manter viajantes sempre ligados no destino


2025-03-19 | Breves do Sector

Carbon Disclosure Project Sustainability Measurement and Management System


2025-03-19 | Breves do Sector

Para impulsionar a inovação em redes de última geração


2025-03-19 | Breves do Sector

Sidertia combina IA com análise de riscos


2025-03-18 | Breves do Sector

Com inauguração de nova loja em Valongo


2025-03-18 | Breves do Sector

Para responder ao desafio da performance tecnológica e sustentável


2025-03-18 | Breves do Sector

Com o objetivo de manter a liderança da tecnologia móvel em Portugal


2025-03-18 | Breves do Sector

Para melhorar a experiência do cliente


2025-03-18 | Breves do Sector

Com lançamento da 2.ª Edição do programa Colmeia