Izertis integra projeto europeu EXCALIBUR para agricultura mais sustentável

2025-06-05

A Izertis foi uma das entidades parceiras do projeto europeu EXCALIBUR, que, ao longo dos últimos seis anos, investigou o impacto da utilização de bioinoculantes na saúde e fertilidade do solo. O projeto teve como objetivo melhorar a sustentabilidade agrícola e estudar o seu efeito a longo prazo em diferentes tipos de solo e culturas.
A estratégia do EXCALIBUR centrou-se em fornecer soluções práticas e respostas concretas aos agricultores, o principal grupo-alvo dos seus resultados. Para o efeito, o consórcio investigou o impacto de três grupos diferentes de microrganismos utilizados como bioinoculantes (tanto biofertilizantes como biopesticidas), analisando o seu comportamento e eficácia em três culturas-chave: morango, tomate e maçã, tanto em condições de laboratório como de campo.
Na conferência final do projeto EXCALIBUR, intitulada ‘Exciting Bioinoculants, Lasting Legacy on Soil', entre os principais resultados destacaram-se:
- A confirmação de que a eficácia dos bioinoculantes depende de múltiplos fatores, como o tipo de solo, a cultura agrícola, a gestão aplicada e a formulação do produto.
- A demonstração de que é possível reduzir o uso de produtos químicos mantendo a produtividade agrícola, contribuindo para menor poluição e maior proteção da saúde humana.
- A valorização da biodiversidade do solo, nomeadamente o papel da microfauna e mesofauna na manutenção da sua saúde e equilíbrio.
- A criação de um modelo que permite descrever a saúde do solo com base em parâmetros químicos e biológicos, apoiando decisões sobre a escolha e aplicação de bioinoculantes.
A conferência reforçou, ainda, conclusões estratégicas relevantes para o futuro da agricultura europeia: necessidade de tornar a saúde do solo uma prioridade nas políticas agrícolas; atualização dos quadros regulamentares para acompanhar a inovação no setor dos bioinoculantes; centralização da informação científica produzida, de forma a facilitar decisões baseadas em dados concretos; e adoção da abordagem integrada one health, - saúde humana, saúde das plantas e saúde do solo como totalmente interrelacionadas - para enfrentar os desafios agrícolas e ambientais atuais e futuros.
O projeto EXCALIBUR, iniciado em 2019 e coordenado pelo Conselho de Investigação e Economia Agrícola de Itália (CREA), reuniu 16 parceiros europeus, incluindo a Izertis, que reforçou com este contributo a sua aposta na transformação digital aplicada à sustentabilidade ambiental e agroalimentar.


2025-06-17 | Breves do Sector

Para acelerar a transformação digital dos clientes


2025-06-17 | Breves do Sector

Para reforçar segurança digital das empresas portuguesas


2025-06-05 | Breves do Sector

Iniciativa avaliou 313 projetos de mais de 600 crianças


2025-06-05 | Breves do Sector

Plataforma de maketplace integra realidade virtual


2025-06-05 | Breves do Sector

Reforçando liderança na inovação tecnológica global


2025-06-05 | Breves do Sector

Parceria para promover igualdade de género nas empresas


2025-06-04 | Breves do Sector

Para participar no Amazon Nova AI Challenge