A Kyndryl divulgou o seu Relatório de Cidadania Corporativa do ano fiscal de 2024, onde mostra os avanços da multinacional de serviços de infraestrutura de TI na promoção do progresso sustentável e contínuo para os seus stakeholders através da inovação, gestão ambiental e impacto social. Ambiente, pessoas e confiança foram as grandes áreas de aposta.
"A Kyndryl estabeleceu objetivos ambiciosos para acelerar a sustentabilidade, apoiar as nossas pessoas e comunidades e defender um sistema de governance ético. Trabalhamos de forma ági, e isso reflete-se no nosso progresso significativo, que é um grande motivo de orgulho para as nossas equipas em todo o mundo. Estou entusiasmado com o futuro da Kyndryl e confiante de que com os nossos clientes, parceiros e acionistas continuaremos a promover mudanças positivas", afirma em comunicado Martin Schroeter, chairman e CEO da Kyndryl.
O progresso da Kyndryl no seu programa de cidadania corporativa incluiu assim, entre 1 de abril de 2023 e 31 de março de 2024, o foco na gestão dos impactos ambientais, na resiliência da cadeia de abastecimento e no cumprimento dos requisitos regulatórios, dos clientes e dos investidores. Assim, a empresa validou - através da iniciativa Science Based Targets (SBTi) - e fez progressos em relação ao seu objetivo de zero emissões líquidas até 2040, reduzindo as emissões de nível 1 em 9% e as emissões de nível 2 baseadas no mercado em 8%, em comparação com a linha de base fiscal de 2023.
Obteve ainda as certificações globais ISO 14001 e ISO 50001 para o seu Sistema de Gestão Ambiental e Energética e desviou 99,99% dos resíduos eletrónicos de TI dos aterros e conseguiu uma redução de 9% no consumo de água em áreas com stress hídrico. Também trabalhou com os seus parceiros para lançar serviços de sustentabilidade e consultoria - liderados pela Kyndryl Consult - por forma a dar suporte aos clientes à medida que modernizam as suas infraestruturas de TI e criar uma pegada de computação empresarial mais eficiente em termos energéticos.
Como empresa centrada nas pessoas, continuou a apoiar os seus profissionais (denominados "Kyndryls") e as comunidades onde vivem e trabalham. É através da sua cultura diferenciada - chamada de The Kyndryl Way - que a empresa pode atrair, reter, desenvolver, motivar e cuidar das suas equipas altamente qualificadas, que por sua vez suportam a capacidade de resposta aos clientes. Entre as atividades, transformou a sua principal tecnologia e processos de capital humano para apoiar as capacidades e a evolução de carreira dos Kyndryls, que completaram 2,3 milhões de horas de formação e obtiveram 78 mil credenciais digitais. Apoiou o envolvimento dos seus profissionais para que permanecessem acima da média do setor e estabeleceu o Kindy Be Well, uma estratégia global de bem-estar. E lançou a Kyndryl Foundation e entregou as primeiras subvenções do seu braço filantrópico a onze organizações sem fins lucrativos de sete países para apoiar as comunidades onde a Kyndryl opera, com o objetivo de abordar questões sociais críticas.
Já a estratégia de governance corporativa da Kyndryl está centrada na construção de confiança e em operar com integridade, responsabilidade e transparência para oferecer maior valor aos seus clientes, acionistas, parceiros e comunidades. Por isso, concluiu a 100% o seu Código de Conduta e as ações de formação em cibersegurança para os profissionais elegíveis e desenvolveu um Sistema de Gestão de IA e partilhou os princípios da "IA responsável na Kyndryl", que apoiam os esforços da empresa para criar oportunidades de IA para os clientes.