O MEO Empresas já anunciou os oito finalistas do 5G API SPRINT, o programa de inovação que desafia empresas, startups e programadores a explorar e desenvolver aplicações inovadoras através das APIs (Interface de Programação de Aplicações) standard da rede do operador do grupo Altice. Com foco na transformação digital e na criação de novos serviços, a iniciativa destacou-se pela forte adesão de equipas tecnológicas empenhadas em explorar o potencial do 5G.
As APIs 5G desempenham um papel essencial no desenvolvimento de soluções inteligentes e escaláveis, permitindo que empresas e programadores acedam a funcionalidades avançadas da rede móvel de forma eficaz, segura e inovadora. Com isso, promovem a personalização, agilidade e eficiência na criação de novos serviços para diferentes setores.
Os projetos finalistas foram selecionados pelo seu caráter inovador e impacto transformador, abrangendo áreas como automação, inteligência artificial, sustentabilidade e conectividade. As soluções desenvolvidas apresentam aplicações concretas em setores como a banca, entretenimento e media, indústria e sustentabilidade ambiental, demonstrando o vasto potencial das APIs 5G.
Os 8 Finalistas do 5G API SPRINT são:
- A PLUG-5G - Aircomlink, plataforma que atua como middleware, transformando eventos de rede disponibilizados pelas APIs em fluxos de trabalho automatizados. A solução utiliza IA e Machine Learning para análise preditiva, deteção de anomalias e prevenção de fraudes bancárias.
- o Funmeter - PluggableAI, que revoluciona a interação entre marcas, fãs e eventos, utilizando sensores de smartphones e IA, para medir ligações emocionais em tempo real, integrando APIs de Location Verification e Location Retrieval.
- O Risk Analysis and Anti-Fraud powered by Open Gateway APIs (NTT DATA) que combina Gen AI e APIs Open Gateway para avaliar riscos bancários e de seguros, utilizando as APIs SIM Swap e Device Location para proporcionar dados mais confiáveis e robustos.
- O YouShip - Robô de Entregas Last-Mile, solução de robôs autónomos para entregas last-mile, utilizando APIs de Quality of Demand para garantir baixa latência no controlo remoto e estabilidade na transmissão de vídeo em tempo real.
- O Radar Cultural Solidário - Sérgio Freire (developer), plataforma que permite descobrir eventos culturais locais, personalizando a experiência com IA e integrando APIs de Quality of Demand e localização para garantir recomendações e streaming de alta qualidade.
- O Azulfy - Azulfy - Azul Hereditário, plataforma SaaS Azulfy que monitoriza a poluição ambiental (água, ar e solo) e emite alertas personalizados para cidadãos, utilizando APIs de Location Retrieval e Location Verification.
- O OWL Route Planner - Our Watch Leads, aplicação para empresas rastrearem e otimizarem a pegada de carbono no transporte e mobilidade, através da API de Location Retrieval, permitindo análises preditivas e estratégicas de sustentabilidade.
- E o ZeroLag - ZeroLag Solutions, solução que permite aos utilizadores adaptar as capacidades da rede móvel às suas necessidades específicas, desde baixa latência para gaming até largura de banda otimizada para streaming ao vivo. Utilizando a API QoD, a solução oferece uma qualidade de serviço (QoS) dinâmica, escalável e adaptável a diferentes mercados e utilizadores.
Os finalistas terão acesso gratuito à plataforma do MEO Empresas durante um ano, com suporte para o desenvolvimento e escalabilidade das suas soluções. Agora, o programa entra na segunda fase, onde serão escolhidos os três vencedores do 5G API SPRINT, que receberão um prémio monetário de 5.000€ cada e passes para a Web Summit 2025, o maior evento de tecnologia do mundo, realizado em Lisboa.
O 5G API SPRINT, anunciado na última edição da Web Summit, não só premeia projetos inovadores, mas também fomenta um ecossistema colaborativo entre empresas e programadores, acelerando a adoção de tecnologias avançadas.
Com resoluções de conversação 24 horas por dia para eliminar tickets de TI
Para modernização da rede de telecomunicações nos operadores de sistemas de distribuição