O modelo multimodal Llama nos próximos meses, a nova oferta de IA que será lançada pela Meta nos próximos meses, não será disponibilizado na União Europeia. A empresa-mãe de plataformas como o Facebook e o WhatsApp diz que a decisão resulta da natureza imprevisível do ambiente regulatório europeu.
Já nas restantes regiões, o modelo será disponibilizado através de uma licença aberta. Terá capacidade para trabalhar com vídeo, áudio, imagens e texto. A decisão deverá ter várias consequências, tanto para as empresas como para os utilizadores da EU já que não poderão desenvolver os seus próprios produtos com estes novos modelos.
Embora o Regulamento relativo à Inteligência Artificial entre em vigor em 1 de agosto de 2024, a Meta enfrenta atualmente problemas com a regulamentação europeia devido à necessidade de utilizar os dados dos utilizadores que participam nas suas plataformas para continuar a treinar os seus modelos de IA.
Bruxelas opõe-se à utilização dos dados dos utilizadores por gigantes como a Meta, ao abrigo dos requisitos do atual Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD), que procura garantir que os utilizadores tenham um maior controlo sobre as informações pessoais tratadas pelos seus serviços online, bem como sobre o tipo de publicidade que recebem.
A Meta tinha anunciado em maio passado que pretendia utilizar informações partilhadas em publicações no Facebook e no Instagram por utilizadores públicos para treinar os seus futuros modelos de IA. Mais tarde, acrescentou uma opção para os utilizadores optarem por não utilizar os seus dados publicados em ambas as plataformas, através de um formulário de objeção. Já em junho, a autoridade irlandesa para a proteção de dados, a Comissão de Proteção de Dados (DPC), anunciou que a Meta tinha suspendido os planos para treinar os seus modelos de IA em conteúdos públicos partilhados por adultos no Facebook e no Instagram na UE. A gigante mostrou-se ter de atrasar o treino dos seus modelos linguísticos de grande dimensão (LLM) utilizando conteúdos públicos das suas plataformas.
Solução RISE with SAP impulsionará modernização das empresas a nível global