A Microsoft vai descontinuar a plataforma de mensagens e videochamadas Skype a partir de 5 de maio. Será substituída pelo Microsoft Teams, através do qual garante que os utilizadores terão acesso às principais funcionalidades do Skype, como chamadas individuais e em grupo, mensagens e partilha de ficheiros. Acrescem as funcionalidades avançadas do Teams, como a organização de reuniões, gestão de calendários e criação e participação em comunidades gratuitas.
A Microsoft destaca que centenas de milhões de pessoas já utilizam o Teams para trabalho em equipa, ajudando a manter as pessoas ligadas no seu trabalho, na escola e em casa. E que, nos últimos anos, o número de minutos gastos em reuniões através do Teams quadruplicou.
Por isso, aconselha os utilizadores do Skype a migrarem gratuitamente para o Microsoft Teams, podendo entrar com as suas credenciais do Skype, onde as suas conversas e contactos aparecerão automaticamente na aplicação, permitindo retomar rapidamente o trabalho.
Durante o período de transição, tanto os utilizadores do Teams como os do Skype poderão comunicar entre si, garantindo a conectividade independentemente da plataforma utilizada. Se um utilizador preferir não migrar para o Teams, a Microsoft refere que poderá exportar os seus dados do Skype, incluindo mensagens, contactos e histórico de chamadas.
O Skype estará disponível até 5 de maio de 2025, dando tempo aos utilizadores para explorarem o Teams e decidirem qual a opção mais adequada às suas necessidades.
Carbon Disclosure Project Sustainability Measurement and Management System