Microsoft disponibiliza Copilot com próxima atualização do sistema operativo

2023-09-21

É considerado o próximo passo para unificar os recursos de IA, com a convergência de interfaces de chat e grandes modelos de linguagem, numa única experiência. O Microsoft Copilot vai ser disponibilizado gratuitamente a mais pessoas, em modo preview, com a próxima atualização gratuita do sistema operativo, a partir de 26 de setembro. A tecnológica deu ainda a conhecer novas funcionalidades com IA para o Bing e Edge.
Em comunicado, a Microsoft avança que o Copilot vai "incorporar o contexto e inteligência da Web, dados de trabalho e o que estiver a fazer naquele momento para oferecer assistência ao utilizador, garantindo segurança e privacidade". Promete-se "uma experiência simples e perfeita, disponível no Windows 11, Microsoft 365 e no web browser com Edge e Bing. 
O Copilot funcionará como uma app ou poderá surgir quando o utilizador precisar dele. Avança já a partir do dia 26 de setembro, com a última atualização gratuita do Windows 11, e durante o último trimestre deste ano em Microsoft 365, Bing e Edge.
A nova atualização do Windows promete mais de 150 novos recursos, sendo "uma das mais ambiciosas de sempre para a Microsoft, trazendo o poder do Copilot e das experências potenciadas por IA para apps como Paint, Photos, Clipchamp e para o PC com Windows". 
O Microsoft 365 Copilot passa a estar disponível de forma generalizada para clientes empresariais a 1 de novembro, a par do Microsoft 365 Chat, um novo assistente de IA, que promete "transformar por completa a forma como se trabalha".
Foi ainda anunciado que o Bing passa a dar suporte ao mais recente modelo DALL.E 3 da OpenAI, a novas experiências para quando faz compras online e atualizações ao Bing Chat Enterprise, entre outros. 
Já em maio último, a tecnológica tinha anunciado que o Windows 11 ia ter o seu próprio Copilot com IA, dando início aos testes da integração no sistema operativo em junho. Com a nova atualização do sistema operativo, promete-se "uma experiência de utilização mais pessoal e inteligente". 
Assim, o Copilot no Windows (em preview) permite executar tarefas de forma mais rápida e completa, com facilidade, e diminui a sua carga cognitiva - simplificando tarefas outrora complicadas. O Paint foi melhorado com IA para desenho e criação digital com a inclusão de uma nova capacidade de remoção de fundo e camadas, bem como uma preview do Cocreator que traz o poder da IA generativa para a app Paint.
Também a app de Fotos também foi aprimorada com IA, incluindo novos recursos para facilitar a edição das fotografias. Com o Background Blur pode fazer com que o mais importante da sua imagem se destaque de forma rápida e fácil. A aplicação Fotografias encontra automaticamente o fundo da fotografia e, com um único clique, realça instantaneamente o assunto e desfoca o fundo. Melhorámos a pesquisa com fotografias armazenadas em contas do OneDrive (domésticas ou pessoais), pelo que agora pode encontrar rapidamente a fotografia que procura com base no conteúdo da fotografia.
O Bloco de Notas começará a guardar automaticamente qualquer sessão, permitindo fechar o Bloco de Notas sem interromper as caixas de diálogo e, em seguida, continuar de onde parou quando regressar. O Bloco de Notas irá restaurar automaticamente os separadores abertos anteriormente, bem como o conteúdo não guardado e as edições nesses separadores abertos.
O novo Outlook para Windows permite ligar e gerir várias contas (incluindo Gmail, Yahoo, iCloud e muito mais) numa única aplicação. As ferramentas inteligentes ajudam a escrever e-mails claros e concisos e a anexar facilmente documentos e fotografias importantes a partir do OneDrive. E o Windows Backup torna ainda mais fácil mudar o computador pessoal Windows, ao mover os ficheiros, apps e definições de um PC para outro.
Mas as novidades não terminam por aqui. A Microsoft anunciou também novos recursos, alimentados pelos modelos de IA mais recentes, no Bing e Edge , ara potenciar o dia-a-dia dos utilizadores. Já se pode utilizar o  Bing Chat com o Microsoft Edge ou o Chrome em bing.com/chat e novos recursos irão ser lançados em breve, que nas respostas personalizadas, quer no Copiloto no Microsoft Shopping, no DALL.E modelo 3 da OpenAI no Bing Image Creator ou nas credenciais de conteúdo. 
Refere-se ainda que haverá atualizações do Bing Chat Enterprise. Desde a sua introdução, há dois meses, mais de 160 milhões de utilizadores do Microsoft 365 agora têm acesso ao Bing Chat Enterprise sem custo adicional. Agora, passa a estar disponível na app móvel do Microsoft Edge. 
Os novos dispositivos Surface, agora lançados, são também "vida a todas as incríveis experiências de IA da Microsoft". Assim, o novo Surface Laptop Studio 2 é o Surface mais potente que a marca alguma vez criou. Também o Surface Laptop Go é o portátil mais leve e portátil, enquanto o Surface Go 4 for Business é o Surface 2 em 1 mais portátil. Já o Surface Hub 3 é o principal dispositivo de colaboração concebido para trabalho híbrido, projetado do início ao fim pela Microsoft. 
 


2024-07-18 | Breves do Sector

Foi o maior evento de compras de semore


2024-07-18 | Breves do Sector

1º primeiro agente de IA totalmente autónomo para empresas


2024-07-18 | Breves do Sector

Com o “colete das emoções” usado no NOS Alive


2024-07-18 | Breves do Sector

Pela sua dimensão inovadora nos Sistemas de Informação Geográfica


2024-07-18 | Breves do Sector

Para responder a um mundo cada vez mais híbrido


2024-07-18 | Breves do Sector

Em todos os festivais de música da Altice Portugal


2024-07-18 | Breves do Sector

Para o licenciamento cruzado de patentes 5G e colaborações comerciais


2024-07-18 | Breves do Sector

Evento será realizado em Lisboa a 12 de outubro


2024-07-16 | Breves do Sector

Chegam a todo o mercado para apoiar estratégias das organizações