A Minsait e a IBM vão criar em Espanha um centro de excelência (CoE) em inteligência artificial generativa (GenAI). O novo projeto vai utilizar a plataforma de IA e dados da IBM, a watsonx, e através dela pretende-se acelerar o desenvolvimento e a implementação de casos inovadores para organizações espanholas. As duas parceiras já estão a trabalhar em soluções e projetos-piloto, com foco no setor de atendimento ao consumidor, implementadas tanto em clientes como na própria Minsait. Resolução de problemas, otimização de processos, análise e controle de qualidade de serviços e automatização de suporte são as metas.
A criação do CoE é resultado de uma parceria de muitos anos entre IBM e Minsait. Recentemente, promoveram uma série de treinos no país, que incluiu formação e certificação de especialistas, na utilização de ferramentas e aplicações da IBM.
Para Ignacio Fernández, diretor global de serviços financeiros da Minsait, a proposta de colaboração com a IBM permitirá acelerar a aplicação de IA nas organizações espanholas. "Criámos uma proposta de valor diferenciada e transformadora no setor de IA", diz.
As duas entidades estão focadas no desenvolvimento de diferentes casos de uso e projetos piloto, sobretudo na área de atendimento ao cliente (customer service), e que serão realizados em áreas internas da Minsait, bem como em ambientes de empresas clientes, utilizando tecnologia IBM.
O principal objetivo destes pilotos é o de validar o potencial da GenAI na resolução de problemas reais, melhorar processos de negócio, analisar a qualidade dos serviços e automatizar processos de suporte, visando potenciar o local de trabalho digital em todos os setores da atividade empresarial, privada e pública.