Minsait desenvolve metodologia inovadora das operações das seguradoras

2021-09-07 Para o objetivo de proporcionar soluções inovadoras que auxiliem o setor de seguros, a Minsait, uma empresa Indra, lançou uma metodologia inovadora, designada Take-off Insurance, que orienta as seguradoras, na sua jornada de evolução, num contexto de negócio cada mais competitivo. Já implementada em companhias seguradoras internacionais, tem demonstrado ganhos significativos de eficiência e de melhoria no relacionamento com os segurados e tomadores de seguros. Esta metodologia encontra em Portugal um mercado potencial para a sua adoção, à medida que o setor avança na digitalização de processos e na implementação de novas regulamentações.
Para cumprir com a proposta de valor, esta metodologia compreende diferentes abordagens para a otimização de processos, que podem ser utilizadas de forma isolada ou combinada. A Minsait congrega essas abordagens em quatro eixos de ação distintos: antecipar, para transformar ou eliminar processos ineficientes e adotar estratégias preditivas; automatizar, para escalar as operações, reduzir custos e mitigar o risco operacional; amplificar, para aumentar as potencialidades dos clientes, parceiros e força de trabalho; e atualizar, para converter a mudança em permanente e elevar o negócio a outros níveis.
"Cada vez mais, os segurados procuram produtos que se adaptem às suas circunstâncias de vida e antecipem as suas necessidades, canais de atendimento ágeis e intuitivos e disponibilidade para atendimento imediato, a qualquer hora e local. Tudo isto com a transparência e a experiência necessária para ‘humanizar' o contrato de seguro e a relação entre a seguradora e o segurado. A metodologia Take-off Insurance é um instrumento a se ter em consideração tendo em vista a concretização destes objetivos e o aumento de eficiência e rentabilidade da atividade seguradora", explica Miguel Ferreira Simões, Diretor do Mercado de Serviços Financeiros da Minsait em Portugal.
A automatização e robotização de processos numa seguradora de saúde, apoiada pela Minsait, permitiu reduzir o tempo médio das operações automatizadas em 65%, passando de 7 para 2,5 minutos, assim como aumentar em 70% a verificação sistematizada das comunicações aos clientes relativas ao prémio dos seus seguros. A Minsait conta ainda com soluções próprias com grande impacto na experiência do cliente, como por exemplo no seguro automóvel, onde foi possível reduzir em até 75% o número de questões feitas para concluir o processo de contratação de seguro, ou seja, o tempo médio diminuiu de 9 para 1 minuto.
Por outro lado, a segmentação avançada tem contribuído para uma melhoria de 10% no cumprimento dos objetivos de captação de clientes por parte das seguradoras, além de duplicar a eficácia das campanhas de marketing. A Minsait também promove a atualização da tecnologia para aproveitar todas as vantagens da nuvem. Neste sentido, casos práticos também demonstram que o desenvolvimento de plataformas analíticas avançadas na nuvem pode reduzir os custos de infraestrutura tecnológica em mais de 20% e o tempo de obtenção de novos clientes em 80%.

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