Minsait traça workplace do futuro nos seguros

2023-03-16

O workplace do futuro do setor segurador é um ecossistema digital, com uma visão centrada no utilizador (user centric), que se adapta a cenários de mudança e faz uma integração ótima de serviços essenciais, inovação e mudança cultural com os novos facilitadores da transformação digital. Esta é a visão da Minsait, que garante que a evolução do local de trabalho, com tecnologias como a análise avançada e a automação, melhora a produtividade em 28% e a segurança em 95%, e aumenta a experiência e o compromisso dos trabalhadores com a empresa em 45%, o que é decisivo para a retenção de talentos.

Para a tecnológica do grupo Indra, a evolução nos postos de trabalho aumentará a rentabilidade das companhias de seguros e a sua capacidade para atrair e reter talento. A revolução verificada dos postos de trabalho, um dos pilares do mundo laboral que nos últimos anos evoluí de forma a acompanhar a conjuntura global, já se reflete num aumento de 28% na produtividade dos trabalhadores nos setores dos Seguros e da Banca. Os dados da Minsait, refletem, também, melhorias de 95% em aspetos estratégicos como a segurança do próprio posto de trabalho; ou de 45% na experiência dos empregados e no compromisso que estes têm com a sua empresa (Engagement).

Estes resultados mostram como a digitalização avançada do workplace é uma ferramenta indispensável para as operações internas no sector dos seguros e da banca, mas também um recurso essencial para melhorar os resultados empresariais a curto prazo.

"A maioria das organizações conseguiram transformar a sua forma de trabalhar devido ao contexto em que vivemos nos últimos anos, no qual viram-se obrigadas a adotar rapidamente novos modelos de relacionamento, comunicação e interação. Agora é preciso consolidar e
evoluir adotando uma visão global e integrada (end to end) do conceito de workplace, que nos permita maximizar o seu valor assente na definição de objetivos claros orientados à experiência, necessidades e produtividade dos seus colaboradores, independentemente da sua tipologia", refere Sara Atalaya responsável pelo sector de Seguros da Minsait em Portugal.

Para a empresa tecnológica, o workplace é um ecossistema digital, concebido a partir de uma perspetiva centrada no utilizador (user centric), que se adapta a cenários de mudança e integra muito bem serviços essenciais, inovação e mudança cultural com os novos facilitadores da revolução digital. Este novo modelo prevê uma gestão abrangente de todos os serviços e necessidades da entidade: desde dispositivos gerais ou periféricos específicos dos seguros, modelos de propriedade diferenciados, gestão centralizada da plataforma, serviços de apoio ao utilizador, etc.
A Minsait defende, também, uma Plataforma Workspace do empregado (WEP) que inclui serviços de consultoria, implementação e evolução da parte funcional, bem como a implementação de um sistema que serve os objetivos gerais dos profissionais do sector dos seguros, incentivando novos modelos de trabalho digital, comunicação e colaboração entre áreas, e facilitando a produtividade e a ubiquidade, entre outras capacidades.
A análise avançada para a criação de novos modelos operacionais mais eficientes e ligados aos
trabalhadores e a automatização, que melhora a gestão de ativos e recursos, são algumas das tecnologias chave incorporadas neste modelo, que também presta especial atenção à segurança. Dados da Minsait, referem que 95% das falhas de segurança têm origem no local de trabalho, exigindo a gestão de ambientes de trabalho mais seguros, com soluções que protejam o acesso dos utilizadores, a informação e as identidades, que garantam a recuperação em caso de perda, e cumpram os regulamentos e políticas em matéria de boas práticas.


2024-02-15 | Breves do Sector

Focando equipas na modernização e digitalização do país


2024-02-15 | Breves do Sector

Novo instrumento inovador de integração e análise de dados


2024-02-15 | Breves do Sector

Reafirmando posição de referência em soluções tecnológicas


2024-02-15 | Breves do Sector

Atingindo a melhor classificação na indústria tecnológica


2024-02-09 | Breves do Sector

Será selecionado um representante nacional para estar presente


2024-02-08 | Breves do Sector

Para garantir uma utilização segura da internet


2024-02-08 | Breves do Sector

Por inovação com tecnologia Blockchain


2024-02-08 | Breves do Sector

Apoiando startups em duas edições distintas


2024-02-08 | Breves do Sector

Através de um conjunto abrangente de soluções


2024-02-08 | Breves do Sector

Abrangendo iniciativas nas escolas em todo o país