Nokia expande parceria com Orange para acelerar 5G

2024-06-06

A Orange e a Nokia expandiram a sua parceria, com o objetivo de promover a programabilidade e a monetização da rede, utilizando a plataforma Network as Code da fabricante finlandesa. Marca o primeiro passo na sua colaboração de API de rede e irá acelerar o desenvolvimento de aplicações 5G

A plataforma da Nokia, equipada com um portal para desenvolvedores, permitirá que os desenvolvedores tenham acesso aos kits de desenvolvimento de software (SDKs), documentação abrangente de APIs de rede e um ambiente de 'sandbox' para simulação e teste. Ao integrar a plataforma Network as Code da Nokia com o Portal do Desenvolvedor da Orange, os desenvolvedores terão maior acesso aos recursos de API de rede de nível de produção comercial da Orange. A integração tem como objetivo acelerar o desenvolvimento e a implementação de novas aplicações, explorando ainda mais o ecossistema global de programadores.

"Estamos muito satisfeitos por abrir mais uma área de colaboração com a Nokia, que permite que casos de utilização comercial convincentes consumam os nossos ativos de rede de formas que não eram viáveis há alguns anos. Hoje, o nível de colaboração entre operadores, integradores de sistemas, desenvolvedores e parceiros é uma mudança radical e isso está nos posicionando para aproveitar melhor os recursos nativos da nuvem integrados à rede 5G da Orange", refere Laurent Leboucher, CTO do Grupo Orange.

"Este é um passo importante na nossa relação com a Orange e uma validação adicional dos passos que estamos a dar no percurso da API para ajudar os clientes a alcançar a programabilidade e monetização da rede. Esperamos que a nossa estreita cooperação com os programadores continue a criar e a impulsionar novas oportunidades que ajudem a Orange a obter ainda mais valor dos seus ativos de rede", acrescenta Raghav Sahgal, presidente de serviços de rede e cloud da Nokia.

A plataforma é construída com base em padrões técnicos produzidos por meio de iniciativas do setor, como a iniciativa GSMA Open Gateway e a Linux Foundation CAMARA, para as quais tanto a Nokia como a Orange contribuem.

Com a Orange já a implementar estas diretrizes e a disponibilizar as primeiras APIs de nível comercial em França e Espanha, a colaboração prepara o terreno para uma implementação e inovação mais alargadas em toda a Europa. A plataforma Network as Code da Nokia faz parte de uma estratégia mais alargada para unificar as redes de telecomunicações, os integradores de sistemas e os programadores de software a nível mundial, com o objetivo de desbloquear o potencial inexplorado das redes 5G e 4G. Esta iniciativa alinha-se com os actuais acordos de colaboração da Nokia com 12 operadores de rede e parceiros do ecossistema em todo o mundo.Através desta parceria reforçada, a Orange e a Nokia estão preparadas para acelerar o desenvolvimento de novas aplicações 5G, impulsionando a próxima onda de transformação digital na Europa.

 


2024-07-18 | Breves do Sector

Foi o maior evento de compras de semore


2024-07-18 | Breves do Sector

1º primeiro agente de IA totalmente autónomo para empresas


2024-07-18 | Breves do Sector

Com o “colete das emoções” usado no NOS Alive


2024-07-18 | Breves do Sector

Pela sua dimensão inovadora nos Sistemas de Informação Geográfica


2024-07-18 | Breves do Sector

Para responder a um mundo cada vez mais híbrido


2024-07-18 | Breves do Sector

Em todos os festivais de música da Altice Portugal


2024-07-18 | Breves do Sector

Para o licenciamento cruzado de patentes 5G e colaborações comerciais


2024-07-18 | Breves do Sector

Evento será realizado em Lisboa a 12 de outubro


2024-07-16 | Breves do Sector

Chegam a todo o mercado para apoiar estratégias das organizações