NOS promove 5G nos Açores com visita virtual em tempo real

2022-11-18

A NOS marcou as celebrações dos seus 30 anos nos Açores com a realização de uma sessão de promoção de inovação em 5G para os principais empresários e decisores do arquipélago. Para o efeito, organizou uma visita imersiva, em realidade virtual e tempo real, ao NOS HUB 5G, localizado a quase 1.500 quilómetros de distância, em Lisboa, para dar a conhecer as potencialidades da nova geração de comunicações móveis.

 

Ao todo, foram mais de 20 aqueles que visitaram, de forma imersiva, o NOS HUB 5G, através de óculos de realidade virtual e um robot equipado com uma câmara 360º, controlado remotamente pelos empresários - tudo em tempo real graças à conetividade 5G nos dois locais.

 

"Neste momento, o 5G da NOS já abrange 85% da população açoriana. Ainda assim, em 2023, prevemos estender esta cobertura a toda a população, porque queremos continuar a fazer parte do percurso dos Açores em direção a uma maior digitalização e maior sustentabilidade por muitos mais anos. Nesse sentido, um dos nossos aliados será sem dúvida o 5G e as tecnologias por ele potenciadas, no sentido de uma maior eficiência e ganhos em competitividade", refere Manuel Ramalho Eanes, Administrador da NOS.

 

"Estas décadas foram marcadas por uma série de marcos que são também parte integral da transformação digital e do desenvolvimento da região, como a primeira TV por subscrição nos Açores, o pioneiro transporte via satélite dos canais nacionais e respetiva difusão, numa altura em que os açorianos tinham acesso apenas a um canal regional. Foi também esta empresa que iniciou a distribuição do serviço por satélite nos Açores com a cobertura integral a todos os interessados expandindo assim o footprint do serviço de TV das 3 ilhas iniciais para a globalidade do arquipélago. É com muito orgulho que posso, também, afirmar que, a chegada da rede 5G à região conta com o empenho das mais de 200 pessoas que todos os dias trabalham para entregar qualidade aos clientes das nove ilhas e melhorar a conectividade local, acrescentou "Camilo Moniz, Diretor-geral da NOS Açores.

 

Ao longo das três décadas da sua presença, a NOS investiu 80 milhões de euros na região, concentrando atualmente o investimento na sua rede móvel e contando, neste momento, com a cobertura de 111 estações base, prevendo-se até final do 1º trimestre de 2023 a conclusão do deployment de rede, com 147 estações. No próximo ano, prevê investir mais 3,6 milhões de euros, finalizando a cobertura 5G na região. 

 

Mais recentemente, a ficou responsável pelo maior concurso público de tecnologia nos Açores, correspondente ao fornecimento, instalação e suporte da plataforma de cloud privada AzoresCloud, que irá alojar todos os servidores de rede e sistemas de informação do Governo Regional dos Açores. Esta plataforma foi concebida de raiz para suportar repositórios de Big Data que serão usados para alimentar soluções de Inteligência Artificial, fazendo parte da estratégia de transformação digital e de transição para a cloud das regiões autónomas portuguesas.


2023-01-26 | Breves do Sector

Minsait implementa tecnologia inovadora na TRATAVE


2023-01-26 | Breves do Sector

Do top dos “Melhores Empresas para Trabalhar em Tecnologia em Portugal”


2023-01-25 | Breves do Sector

De acordo com Melhor do Teste – Internet Móvel da DECO PROTESTE


2023-01-19 | Breves do Sector

Iniciativa da Microsoft decorre já a 25 e 26 de janeiro


2023-01-19 | Breves do Sector

Popular serviço da HP é cada vez mais sustentável


2023-01-17 | Breves do Sector

Para identificar talentos femininos com potencial de liderança


2023-01-17 | Breves do Sector

Com novo ponto de ligação na Barcelona Cable Landing Station


2023-01-17 | Breves do Sector

Confirmando estratégia em advanced delivery, accounts and alliances