A NOS anunciou uma reformulação do ecossistema da sua marca, com uma revisão da comunicação em todos os seus canais. Através do lançamento de novos projetos e de uma nova linha de comunicação publicitária, o operador quer aproximar-se das pessoas e afirmar-se como a marca de todos. O mote é ‘Liga tudo a que Ligas', sendo que esta evolução do ecossistema da marca tem vindo a ser trabalhado de forma holística, com quatro vertentes mais visíveis: redes sociais, territórios, media e publicidade.
"O mundo mudou, as pessoas estão cada vez mais exigentes com as marcas, esperam que elas lhes despertem emoções mais intensas e positivas. A NOS também não é a mesma de há 11 anos e ocupa hoje um espaço natural e central no dia-a-dia dos portugueses, como catalisador de experiências e emoções. Após um trabalho profundo de análise de marca e da sua relação com as pessoas, com o apoio de vários parceiros internos e externos, foi possível rever todo o ecossistema, reafirmando e cumprindo com o propósito de ‘dar mais vida à vida, expandindo todas as ligações possíveis e imaginárias'. Ou seja, de ligar todas as pessoas entre si e às suas paixões", refere em comunicado António Fuzeta da Ponte, diretor de Marca e Comunicação da NOS.
Assim, na sua presença nas redes sociais, a NOS reviu a sua atuação, de forma a ser mais relevante e capaz de entrar nas conversas do dia-a-dia. Para isso, realizou-se uma definição mais precisa dos propósitos de cada um dos canais sociais e dos temas relevantes para a criação de conteúdo. Criou uma estratégia de colaborar mais com os criadores de conteúdo, assente em grandes temas: música, futebol, entretenimento, web/pop culture, lifestyle e life hacks.
A partir daí, nasceram rubricas como: Caí num buraco, com @ritagarcez; NOS estamos num relacionamento, com @boleiasdamarta; Deve ser, Dev, com @devlin_costa; Questões Technicas, com @josebernardo; Cheio de Argumentos, com @_tousoaver; e Há Hacks? Há!.
Esta nova estratégia nas redes sociais, que inclui também a produção de conteúdos nativos digitais numa lógica social-first nas campanhas, tem permitido à marca estabelecer uma conversa com as pessoas sobre os temas que lhes interessam, sobre as suas paixões. E os primeiros resultados têm sido muito positivos - no primeiro trimestre do ano, as interações qualitativas aumentaram mais de 180% e o sentimento positivo dos conteúdos de campanha aumentou em 245%, em relação ao período homólogo.
Aposta ainda no reforço da associação aos territórios que estão na sua génese, a música e o futebol. Neste, o operador tem promovido iniciativas junto dos adeptos, dando-lhes a oportunidade de viver momentos únicos e alimentando a sua paixão pelo futebol. Desde a gravação de uma mensagem de áudio em conjunto com mais de 60.000 adeptos a desejar um Bom Natal em pleno Estádio da Luz, até à criação do "Visto do Adepto", em que a empresa levou adeptos ao estrangeiro a acompanhar as suas equipas em jogos da Liga dos Campeões.
Na música, a grande aposta foi o lançamento do projeto NOS Canta a Outro e Não ao Mesmo, o primeiro formato de conteúdos musicais transmedia em Portugal - em redes sociais e televisão. A primeira temporada, que agora está a ser transmitida, conta com Ana Lua Caiano, David Bruno, Lena D'Água, Milhanas, Romeu Bairos, e Samuel Úria. Com esta iniciativa, a NOS passa a gerar novos conteúdos sobre música durante todo o ano, de uma forma mais intimista e mais próxima das pessoas. A SIC assume o papel de media partner e estes conteúdos são transmitidos durante o programa FamaShow. O projeto tem já uma segunda temporada confirmada que começará com Dino D' Santiago.
Também a comunicação do NOS Alive foi reforçada com uma série de passatempos e novos conteúdos que amplificam a paixão dos fãs, tanto para os que marcarão presença no festival, como para os que acompanharão à distância.
Já nos media, e num panorama saturado, a NOS tem apostado na promoção de sinergias entre criatividade e media, de forma a conseguir chegar com mais relevância e pertinência às pessoas, e promovendo maior adequação dos conteúdos aos meios, com abordagens nativas para cada um dos canais. Alguns exemplos desta nova abordagem são a série de conteúdos branded content transmedia com o NOS Canta ao Outro e Não ao Mesmo; a criação da série de conteúdos Olhá a NOS em todo o lado em formato branded content na campanha de verão de 2024 percorrendo várias regiões do país; no segmento B2B, o lançamento do podcast Liga dos Inovadores, em parceria com a Impresa, e ainda, a NOS foi a primeira marca a apostar nos novos formatos de breaks curtos na antena da SIC
Esta evolução do ecossistema da marca será agora mais visível com o lançamento da nova campanha, que recorda o papel contínuo e indispensável da NOS, nos momentos mais diversos da nossa vida, como facilitadora natural da ligação entre as pessoas, mas também da ligação das pessoas aos seus interesses, como tecnologia, cinema, futebol ou música.
Com o mote ‘Liga tudo a que Ligas', os novos conteúdos vêm evidenciar, de uma forma descontraída e bem-humorada, a forma como NOS liga as pessoas entre si, ao mundo, e a todas as suas paixões. Para isso, serão desvendados os bastidores dos nossos telemóveis, TV e computadores, para contar uma série de histórias diferentes que acontecem enquanto ouvimos música, vemos as notícias, ou falamos com as pessoas de quem gostamos.