A primeira rede privada 5G standalone, que foi implementada pela Vodafone na fábrica da CIMPOR em Alhandra, acaba de ser reconhecida com o prémio ICCA - International Critical Communication Awards. O reconhecimento, atribuído em Bruxelas, distingue esta rede privada (MPN 5G SA) desenvolvida em parceria com a Ericsson e SAP na categoria de "Melhor Utilização de Comunicações Críticas em Ambiente Industrial, de Manufactura, Recursos Mineiros e Exploração de Petróleo e Gás".
A rede MPN 5G SA da Vodafone na CIMPOR, implementada a partir de 2024, é um exemplo claro de como a conectividade avançada pode transformar operações industriais, proporcionando benefícios tangíveis em termos de eficiência, segurança e sustentabilidade.
A distinção, entregue a Massimiliano Mesenasco, senior global product manager do grupo Vodafone, durante a Critical Communications World 2025 (o maior evento mundial para profissionais de comunicações críticas), atesta uma vez mais o compromisso da Vodafone em liderar a inovação tecnológica e a transformação digital no setor industrial.
Ao permitir uma conectividade sem fios de elevada qualidade, rapidez e segurança, suportando a ligação de inúmeros dispositivos no chão de fábrica com menor latência e maior capacidade de tráfego de dados, a rede que está a ser implementada noutras unidades industriais da cimenteira (Loulé e Souselas) representa um passo decisivo na modernização dos processos industriais da CIMPOR.
Através dos vários casos de uso que suporta (manutenção remota através de realidade aumentada, inspeção por drones, digital twin de instalações, videovigilância ou deteção preventiva de falhas), esta rede privada contribui para que uma das indústrias mais relevantes para a economia nacional possa monitorizar e manter os seus ativos de forma mais eficiente, mitigar riscos, reduzir a pegada ambiental e otimizar custos.