SAP Portugal acelera mudança para uma frota automóvel livre de emissões

2021-11-24 Na sequência de uma preocupação coletiva e partilhada por todas as empresas do grupo SAP, inclusive a subsidiária portuguesa, a partir de 2025 todas as novas viaturas encomendadas, como automóvel da companhia, serão livres de emissões. Nesta jornada de zero emissões, a SAP Portugal estabeleceu no início de 2021 um limite de 120 gramas de CO2 por quilómetro para a sua frota automóvel, o que conduziu a uma renovação da frota por viaturas plug-in ou 100% elétricas. Esta decisão remonta a 2020, altura em que procedeu a um investimento, para utilização pelos colaboradores, de 11 carregadores elétricos, número que crescerá para mais do dobro já em 2022.
Esta medida em Portugal junta-se à determinação da SAP SE em sustentar uma frota mundial de 27 mil viaturas, que se tornará mais neutra em carbono e que deixará a SAP mais perto das suas próprias e ambiciosas metas climáticas, em complemento do movimento da empresa para tornar a sustentabilidade como um aspeto fundamental no seu portfólio de soluções.
A SAP continua a tomar medidas concretas para combater as alterações climáticas. Uma grande proporção das próprias emissões diretas é composta pelo consumo de combustível da sua frota automóvel. Para atingir os seus ambiciosos objetivos climáticos, a SAP eliminará todas as emissões da sua frota de automóveis no médio prazo. A empresa oferece também uma gama de novas soluções de software, específicas para a sustentabilidade, para apoiar os seus clientes no seu percurso de emissões zero, incluindo as aplicações de negócio que fornecem transparência e capacidade de medição em toda a cadeia de fornecimento e um caminho para modelos de negócio regenerativos.
"A sustentabilidade está no ADN da empresa e trabalhamos continuamente para a conciliação entre o crescimento económico e os critérios de sustentabilidade, de forma a assegurarmos o desenvolvimento sustentado do nosso negócio, que deve começar por nós mesmos", afirma Luís Urmal Carrasqueira, Diretor Geral SAP Portugal.
"Estamos comprometidos na contínua aplicação de práticas empresariais sustentáveis, para reduzirmos o impacto ambiental da nossa operação através da otimização da nossa própria mobilidade. O processo de renovação progressiva da frota da SAP Portugal está já a decorrer. Atualmente 35% das viaturas dos nossos colaboradores apresentam características amigas do ambiente e estimamos crescer, no próximo ano, 74% da nossa frota automóvel com características plug-in e elétrica", conclui o responsável.
Os veículos elétricos (VE) fazem parte da frota automóvel da SAP desde 2010 e hoje representam, no mundo, quase 20% do total. A SAP incentiva ativamente os colaboradores a mudar para um VE. Em alguns países, os colaboradores recebem apoio financeiro para carregar os seus veículos em casa e a empresa vai expandir, regularmente, a infraestrutura de carregamento da própria empresa para responder à procura e atualmente está a testar um orçamento de mobilidade como alternativa a um automóvel da companhia. Os colaboradores de um projeto piloto, em toda a Alemanha, dispõem de um orçamento mensal de mobilidade numa variedade de meios de transporte, desde comboio, autocarro, até bicicletas, e-scooters ou viaturas partilhadas. O orçamento de mobilidade é uma componente adicional da estratégia de mobilidade sustentável.
"A alteração climática é um dos desafios mais prementes em todo o mundo e, queremos fazer parte da solução. A nossa frota automóvel é um fator importante. Também pretendemos ajudar os nossos clientes a atingir os seus objetivos climáticos. É, por isso, que estamos constantemente a expandir o nosso portfólio de soluções de sustentabilidade", explica Luka Mucic, CFO da SAP, membro do Conselho Executivo e representante do Conselho para os esforços de sustentabilidade da SAP
A SAP também oferece soluções específicas para a mobilidade eletrónica, incluindo a otimização e a simplificação da infraestrutura de carregamento de veículos elétricos e a normalização dos processos de negócio relacionados. A solução E-Mobility faz a ponte entre o posto de carga física na suite inteligente da SAP para processos de negócio e facilita a faturação, a cobrança, o reembolso e a contabilidade.

2022-01-20 | Breves do Sector

Oradores do líder de analítica avançada vão marcar presença no evento


2022-01-19 | Breves do Sector

Permitindo capacidade de responder a mudanças repentinas de mercado


2022-01-19 | Breves do Sector

Para estimular e reconhecer este movimento


2022-01-18 | Breves do Sector

Sérgio Silvestre é o responsável pela Claranet Labs


2022-01-18 | Breves do Sector

Operador garante que alargou liderança na nova geração móvel


2022-01-14 | Breves do Sector

Atingindo pontuação máxima em vários parâmetros