Schneider Electric e Capgemini aceleraram automação industrial 5G

2023-03-16

A Schneider Electric, a Capgemini e a Qualcomm Technologies estão a colaborar numa solução inovadora de elevação automatizada e preparada para 5G. Assim, personalizaram uma solução de rede privada 5G de ponta a ponta inovadora, com o potencial de transformar os sistemas de automação industrial. Através de uma conectividade virtual altamente avançada, o sistema pode ser implementado em diversas instalações industriais e de logística.

As três empresas uniram esforços na conceção e instalação da solução no laboratório de elevação da Schneider Electric em Grenoble, França. Substituindo as ligações com fios por ligações sem fios e unificando as atuais ligações sem fios do sistema de automação industrial da Schneider Electric, a solução de rede privada 5G demonstra como pode simplificar e otimizar a implementação da tecnologia digital em grande escala em instalações industriais - desde fábricas de aço até portos.

Da aviónica e indústria automóvel ao fabrico e transporte marítimo de aço, as aplicações de elevação desempenham um papel fundamental nas operações de fabrico e da cadeia de abastecimento, onde as mercadorias e os materiais pesados são transportados ao longo de, possivelmente, centenas de metros. Estas aplicações de gruas são concebidas para funcionar em ambientes industriais exigentes, por exemplo, sob temperaturas extremas e ao longo de grandes distâncias.

"A transformação digital está a ajudar os clientes da Schneider Electric a conseguir avanços significativos em termos de produtividade, eficiência e sustentabilidade, mas nenhuma empresa consegue fazê-lo sozinha. A empresa foi sempre defensora da colaboração e da inovação que a transformação digital permite, e esta inovadora solução de elevação de rede privada 5G de ponta a ponta é um exemplo perfeito do poder do trabalho em equipa; iremos testá-la já este ano em instalações de utilizadores finais. Para além disso, a curto prazo validaremos mais casos de utilização industrial de 5G em diversas aplicações de produção discreta, automação híbrida e automação de processos. A médio prazo, vamos experimentar uma integração mais profunda da tecnologia 5G no nosso equipamento de automação", refere Marc Lafont, Vice President, Innovation and Upstream Marketing da Schneider Electric.

Os sistemas de elevação automatizada aumentam a produtividade, segurança e desempenho operacional, mas requerem tempos de reação rápidos, alta precisão e fiabilidade, disponibilidade 24/7 e capacidades manuais e autónomas. Para além disso, é necessário que coexistam na mesma rede vários sistemas com câmaras de vídeo para monitorização e operação remotas, bem como PLCs (controladores lógicos programáveis) para diversas funções de controlo, incluindo funções de automação, controlo remoto e segurança. As características nativas de baixa latência do 5G permitem que o sistema substitua os cabos de fibra em operações de controlo remoto, dando resposta à necessidade de simplificar a complexidade da rede, reduzir os fios e proporcionar uma conectividade fiável a longo prazo.

"Esta colaboração com a Schneider Electric demonstra a capacidade única da Capgemini de se unir aos clientes para tirar partido de tecnologias para inovar e criar casos de utilização para o seu setor. A solução 5G de ponta a ponta personalizada para o sistema de elevação da Schneider Electric é um bom exemplo do valor acrescentado do 5G para a comunicação industrial e ilustra perfeitamente o seu potencial para transformar um segmento da indústria. As tecnologias de conectividade avançada, 5G e edge computing são fortes facilitadores e aceleradores deste avanço no sentido de uma economia digital e de casos de utilização inovadores. Graças a elas, os clientes industriais são capazes de redesenhar sistemas e processos para os tornar mais eficientes, ágeis e inteligentes", acrescenta Fotis Karonis, Group Leader of 5G and Edge Computing da Capgemini.

A Capgemini trabalhou em estreita colaboração com a Schneider Electric para conceber uma solução 5G de ponta a ponta otimizada e identificar os resultados de negócios no caso de utilização industrial da Schneider Electric. Também ofereceu suporte à integração de sistemas com base nas inovações mais recentes da Qualcomm Technologies e ajudou a Schneider Electric a integrar a rede 5G com os seus casos de utilização, de modo a caracterizar e otimizar o sistema. A experiência da Schneider Electric em automação industrial, combinada com o legado da Qualcomm Technologies em tecnologias sem fios, inovações em IA e computação, e ainda com a experiência prática da Capgemini em implementação de redes e integração de sistemas, melhora o desempenho e elimina complexidades, reduzindo o tempo de colocação no mercado e melhorando os indicadores-chave de desempenho para os clientes de elevação automatizada.


2024-06-07 | Breves do Sector

Iniciativa do IST com Microsoft, Galp, Lispolis e CTT


2024-06-06 | Breves do Sector

Para o apoio a doentes oncológicos


2024-06-06 | Breves do Sector

Para a modernização da entidade


2024-06-06 | Breves do Sector

Através de uma colaboração em API


2024-06-06 | Breves do Sector

Com lançamento de projeto-piloto antes do arranque comercial


2024-06-06 | Breves do Sector

Operador lança nova oferta com teste de velocidade


2024-06-05 | Breves do Sector

Através da realização de uma parceria global inovadora


2024-06-05 | Breves do Sector

Há 16 empresas nacionais neste ranking


2024-06-05 | Breves do Sector

Com ferramentas avançadas para a gestão de sustentabilidade