Visionware aposta no talento feminino

2023-03-16

A VisionWare, empresa portuguesa dedicada à segurança de informação e cibersegurança, aumentou desde 2020 o número de colaboradores do sexo feminino em 27%. Representam agora 36% do total dos seus recursos humanos. 26% dos cargos de liderança e gestão são ocupados por mulheres, já que considera que a igualdade de género é uma mais-valias para o crescimento do seu negócio

Num setor ainda dominado pelo género masculino, e mais ainda na vertente da cibersegurança, nota-se que, neste âmbito, Portugal continua ainda abaixo da média europeia. De acordo com dados avançados pelo Eurostat referentes a 2021, apenas 14,4% dos profissionais no setor das Tecnologias de Informação em Portugal são do sexo feminino. Nesse sentido, a VisionWare tem contribuído para alterar este paradigma, até pelos resultados positivos alcançados através da sua aposta na gestão feminina, tendo vindo a privilegiar valores como a diversidade, igualdade e sucesso, aplicando-os de forma rigorosa desde o início da sua fundação, em 2005.

"Temos diversos exemplos de mulheres bem-sucedidas, com elevadas competências e qualificações diferenciadoras no setor tecnológico", refere o CEO da VisionWare. Bruno Castro adianta também que a empresa, com sede no Porto e escritórios em Lisboa e na cidade da Praia, em Cabo Verde, "assume desde o primeiro momento, o compromisso de querer apostar neste tipo de talento, independentemente se é uma indústria masculina aos olhos da sociedade". 

Aliás, garante que "distinguimos o rigor, a objetividade e o profissionalismo, e isso são características comuns em ambos os géneros. Acreditamos que é pelo exemplo que temos de continuar a nossa missão e atrair ainda mais mulheres para a tecnologia. Contudo, a aposta na representatividade das mulheres, não deve ser apenas na área tecnológica, mas sim, transversal a todos os setores". 

A empresa defende ainda que, as mulheres têm sido sinónimo de um importante contributo para a alta performance e crescimento sustentado da empresa. Tanto nas áreas operacionais e técnicas, como Privacy & Legal, Ethics & Compliance, como também nas áreas institucionais da VisionWare, nomeadamente, na Comunicação & Marketing, Recursos Humanos, Formação através da VisionWare Academy e ainda na Gestão de Projetos.


2024-06-07 | Breves do Sector

Iniciativa do IST com Microsoft, Galp, Lispolis e CTT


2024-06-06 | Breves do Sector

Para o apoio a doentes oncológicos


2024-06-06 | Breves do Sector

Para a modernização da entidade


2024-06-06 | Breves do Sector

Através de uma colaboração em API


2024-06-06 | Breves do Sector

Com lançamento de projeto-piloto antes do arranque comercial


2024-06-06 | Breves do Sector

Operador lança nova oferta com teste de velocidade


2024-06-05 | Breves do Sector

Através da realização de uma parceria global inovadora


2024-06-05 | Breves do Sector

Há 16 empresas nacionais neste ranking


2024-06-05 | Breves do Sector

Com ferramentas avançadas para a gestão de sustentabilidade