VisionWare faz parceria em Cabo Verde para mestrado em cibersegurança

2025-04-03

A VisionWare, tecnológica 100% portuguesa dedicada à segurança de informação e cibersegurança, fez uma parceria com a Universidade do Mindelo, de Cabo Verde. Juntas, vão lançar um novo Mestrado em Cibersegurança, que arrancará já em outubro, direcionado a todos os aspirantes a uma carreira de sucesso nesta área.
A acreditação deste novo Mestrado em Cibersegurança constitui um marco, já que reconhece o empenho, a excelência e a visão inovadora que todas as entidades envolvidas dedicaram a este projeto. A VisionWare foi responsável direta pela gestão deste processo, abrangendo a elaboração dos planos curriculares de referência e a inclusão de diversas vertentes formativas a desenvolver no contexto do mestrado, em colaboração direta com os docentes e investigadores da Universidade do Mindelo, Ministério da Educação de Cabo Verde e demais instituições e elementos pertencentes ao Governo e Administração Pública locais, responsáveis por este pelouro. 
A empresa salienta ainda os contributos decisivos da UGPE - Unidade de Gestão de Projetos Especiais -, pertencente ao Ministério das Finanças de Cabo Verde, à ARME - Agência Reguladora Multissetorial da Economia -, e do NOSi - Núcleo Operacional da Sociedade de Informação -, entidades cruciais para o lançamento bem-sucedido deste novo Mestrado em Cibersegurança, em Cabo Verde.
Para Bruno Castro, fundador & CEO da VisionWare e especialista em cibersegurança e análise forense, "foi um enorme privilégio ter contribuído para este feito. O impacto deste mestrado será, sem dúvida, muito positivo, capacitando profissionais para enfrentar os desafios cada vez mais exigentes da cibersegurança, em todo o mundo. Reconhecemos e elogiamos o esforço, a dedicação, a perseverança e o inigualável espírito de cooperação demonstrado por todas as equipas e colaboradores que, direta ou indiretamente, contribuíram para a concretização desta iniciativa. Este forte compromisso e trabalho de parceria, foi, sem dúvida, determinante e decisivo para alcançarmos os objetivos a que nos propusemos nesta importante ação concertada que pretende contribuir para a formação de Excelência e para o futuro dos jovens talentos em Cabo Verde".
"O lançamento do primeiro Mestrado em Cibersegurança em Cabo Verde representa um marco histórico para o ensino superior e para a capacitação de profissionais altamente qualificados na área da segurança digital. Na UM, acreditamos que este programa contribuirá significativamente para o desenvolvimento de competências essenciais, permitindo que os nossos estudantes estejam preparados para enfrentar os desafios crescentes da cibersegurança. Reconhecemos e valorizamos o empenho, a visão estratégica e a colaboração de todas as entidades e profissionais envolvidos na concretização deste projeto inovador. O compromisso coletivo e a cooperação entre instituições de ensino, especialistas e parceiros foram determinantes para tornar esta iniciativa uma realidade", acrescenta lbertino Graça, Reitor da Universidade do Mindelo.
Este mestrado prevê também a cooperação e a participação ativa de docentes portugueses altamente especializados, provenientes de instituições parceiras da UM, nomeadamente, a Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico do Porto.


2025-11-06 | Breves do Sector

Entre os fornecedores de serviços de IA para governos e autarquias


2025-10-30 | Breves do Sector

Reforçando projeto de acessibilidade na MEO Arena


2025-10-30 | Breves do Sector

Com resoluções de conversação 24 horas por dia para eliminar tickets de TI


2025-10-28 | Breves do Sector

Para modernização da rede de telecomunicações nos operadores de sistemas de distribuição


2025-10-28 | Breves do Sector

Plataforma democratiza acesso a conhecimento