A Vodafone Portugal e a empresa de gestão de risco humano CybSafe lançaram uma solução para promover uma cultura de cibersegurança proativa nas empresas. O objetivo é prevenir e evitar a exposição involuntária a ciberataques resultante de erro humano, ao capacitar os colaboradores para tomarem decisões informadas e seguras.
Denominada Vodafone Business Security Awareness, esta Plataforma contribui para a "democratização" da cibersegurança dentro das organizações, ao fornecer ferramentas virtuais que permitem não apenas medir como melhorar a resiliência de cibersegurança dos colaboradores das empresas. Para isso, cruza recursos oriundos de áreas como a inteligência artificial, os dados, a psicologia e as ciências comportamentais, no sentido de melhorar a consciencialização dos colaboradores e das organizações. Tendo em conta os comportamentos de risco identificados, é traçado um plano de treino personalizado para resolver as fragilidades detetadas.
A solução permite ainda às empresas (principalmente às pequenas) ter visibilidade do nível de maturidade das suas pessoas face à cibersegurança. Proporciona o acesso a ciber-assistência virtual em tempo real, bem como a mecanismos personalizados e cientificamente comprovados para incutir mudanças de comportamentos que ajudem os utilizadores a lidar e evitar riscos de cibersegurança. Além disso, disponibiliza vários módulos de formação para reforçar a confiança na gestão de potenciais ciberameaças (como phishing ou ransomware, por exemplo).
A edição de 2025 do Vodafone Cybersecurity Day, onde a plataforma foi demonstrada, abordou o tema "A Humanização da Cibersegurança", analisando questões cruciais relacionadas com a cibersegurança, com especial ênfase no fator humano (enquanto parte do risco, mas também da solução) e não apenas na tecnologia e nos processos.